Ubatuba participa da 21ª edição do Jori

O prefeito de Ubatuba, Délcio José Sato (PSD), a primeira dama, Sandra Sato, e o secretário de Esportes e Lazer de Ubatuba, Marcelo Surcin- “Marcelinho Carioca” prestigiaram a abertura da 21ª edição dos Jogos Regionais do Idoso (JORI) da 2ª Região Esportiva, organizados pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ) e pela Prefeitura de São Sebastião.

O evento aconteceu na última quinta-feira, 10, no Tebar Praia Clube, em São Sebastião – município que recebe, pela primeira vez, uma edição do Jori. Após a entrada das delegações, houve a apresentação do hino nacional cantado, seguida pela exibição da banda, que entoou o hino da cidade-sede. Na sequência, a Pira Olímpica foi acesa, selando oficialmente a abertura do Jori.

O secretário-adjunto de Esporte, Lazer e Juventude do Estado, Silvio Garcia Jr, na ocasião representando o secretário da pasta,  afirmou que, mesmo entre todas as dificuldades do cenário atual, a cidade se juntou e realizou “uma festa maravilhosa”. Ele falou sobre as vantagens do esporte para a saúde, socialização e autoestima dos idosos e destacou sua admiração aos participantes.

“Quando olho esses jovens atletas vejo meus pais e avós, não tem como não se emocionar. Vocês emocionam a família de vocês e a cidade que representam”, disse.

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, deu as boas-vindas a todos e comentou sobre o orgulho e a alegria em poder realizar um evento enorme, trazendo as cidades paulistas para São Sebastião. Em suas palavras, ele ainda saudou a presença do prefeito Sato e da primeira-dama Sandra Sato, e se colocou à disposição do município.

A presidente do Fussesp e primeira-dama do Estado, Lu Alckmin, demonstrou sua alegria em estar presente em um momento especial, que é o Jori, e reforçou que todos já são vencedores somente por estarem ali.

O prefeito Sato considerou a abertura emocionante e comentou que a primeira-dama do estado está de parabéns pelos projetos desenvolvidos em prol da melhor idade. “É uma alegria prestigiar a melhor idade, que tem experiência e sabedoria. Ubatuba já está se destacando e vencendo, porém, não só vencendo, porque o importante é a participação”, complementou.

Marcelinho Carioca também enalteceu a organização da abertura, afirmando que é “o padrão que a melhor idade merece”, com honraria, qualidade e estrutura para que eles desenvolvam seu trabalho.

“O Jori é o oxigênio da melhor idade. É a fonte de vida e inspiração deles. Todos os anos eles esperam a competição. Tenho certeza que Ubatuba vai surpreender a todos”, frisou.

A competição acontece entre os dias 9 e 13 de agosto e reúne mais de mil atletas de 39 cidades. Destes, aproximadamente 70 competidores levam o nome de Ubatuba, disputando nas modalidades atletismo, bocha, buraco feminino, dama masculino e feminino, natação, coreografia, truco e vôlei adaptado masculino e feminino.

Partida

No dia da partida para a competição, quarta-feira, 9, a secretaria reuniu os atletas representantes para a entrega dos uniformes.

Na ocasião, também foi entregue a eles uma camiseta, concedida pelo Fundo Social de Solidariedade. A primeira-dama Sandra Sato explicou que a iniciativa faz parte de uma parceria entre a secretaria de Esportes e o Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba. “Agora, nosso objetivo é promover um evento para arrecadar recursos a fim de suprir o valor das fantasias utilizadas pela equipe de coreografia nos Jogos”, compartilhou.

Na ocasião, o secretário adjunto de Esportes e Lazer, Richard Ricardo dos Santos, destacou que “essa adrenalina que a competição proporciona é muito bacana. Tenho certeza que vamos melhorar o amparo que vocês merecem”, garantiu.

O vice-prefeito e secretário de Cidadania e Desenvolvimento Social, Jurandir de Oliveira Veloso – “Pelé”, agradeceu a participação de todos e disse que todos estão representando o município dignamente.

O coordenador da Melhor Idade na secretaria, Vladimir Andres (Chileno), lembrou que a secretaria de Esportes, de certa forma, presta serviço para outras secretarias. “Com as atividades da melhor idade, que proporcionam uma melhor qualidade de vida a vocês, algumas demandas da saúde, por exemplo, diminuem. O esporte é muito importante na vida de todos”, afirmou.

Atleta conduz tocha olímpica na abertura do JORI

Atletas de Ubatuba que receberam os uniformes para o JORI

Atletas de Ubatuba na cerimônia de abertura do JORI