300 agentes educacionais de Ubatuba participam de formação

Na tarde de sexta-feira, 02, o auditório da Universidade de Taubaté – Unitau em Ubatuba recebeu cerca de 300 pessoas, que participaram do segundo encontro de formação de agentes educacionais da Educação Infantil da rede municipal de ensino do município.

Esse segundo encontro teve como tema a afetividade e os presentes puderam assistir à palestra da psicóloga Sandra Milessi, que abordou a importância da criação do vínculo e da afetividade, que são adquiridas por meio das experiências formadas pelas percepções.

Ela utilizou vários recursos, inclusive dinâmicas de vivencia, para interagir com o público. “ Isso estimula as lembranças sensoriais  que eles desenvolveram e cria o vínculo com o conteúdo. Você prepara os ouvintes para receberem o estímulo. Quando a pessoa sente, facilita o lado cognitivo”, explicou Sandra.

A iniciativa foi organizada pela equipe de Supervisão Escolar da Educação Infantil da secretaria de Educação e surgiu da necessidade de oferecer uma formação mais sensível aos agentes educacionais, que ano passado receberam um treinamento mais básico.

“Eles estão empenhados para desenvolver a função em cada unidade, mas hoje a proposta é abordar o afeto para complementar essa formação. É preciso exercitar a empatia para que eles possam entender o que a criança quer e assim, poder cuidar, despertando um relacionamento com base no afeto” enfatizou a supervisora Luciana Gaspar.