Alunos da EM Belarmino resgatam tradição com Corrida de Canoa Caiçara

A quinta-feira, 17 de outubro, foi o dia escolhido para a 2ª Corrida Estudantil de Canoa Caiçara “Benedito Correa Leite (Candé), na praia do Estaleiro, realizada pela EM José Belarmino Sobrinho, do bairro do Puruba.

Essa edição da corrida contou com a inscrição de 25 alunos, que participaram de baterias divididas em categorias: masculino e feminino, de acordo com suas faixas etárias, e uma bateria especial com a participação de pais e filhos. Na areia, mais de cem alunos, pais, professores, funcionários e colaboradores prestigiavam os colegas durante as remadas. Os participantes receberam um troféu especialmente confeccionado para a ocasião.

O evento foi organizado pelo professor Israel Paulo dos Santos, vice-diretor da escola, que há anos vem trabalhando com o projeto “Caiçara sim, com muito orgulho!” na unidade escolar. “Esse é um projeto que visa resgatar, divulgar e manter vivas as tradições e costumes caiçaras que vêm se perdendo com o passar dos anos”, destacou Israel.

Para a realização da 2ª Corrida de Canoa Caiçara, a EM José Belarmino contou com a parceria e o apoio dos pais, professores, funcionários, comunidade e especialmente dos alunos, “que se comprometeram e que são os verdadeiros protagonistas desse evento. Não podemos deixar que as novas gerações deixem de conhecer nossas tradições”, acrescentou Santos.

O evento contou com o apoio da secretaria de Educação de Ubatuba, Regional Norte, Instituto Bacuri, CERE, Projeto Liga Norte, Sabesp, Associação de Amigos e Remadores de Canoa Caiçara – AARCCA, Associação de Barqueiro e Pescadores da Praia do Estaleiro, Associação dos Moradores da Almada- AMA, Comunidade da Praia de Ubatumirim, artesão Marquinhos Julimar, Adriano Art, bombeiro Rony Bruller e ao sr. Carneiro, que documentou em vídeo todo o evento.