Poder Executivo Municipal

Alunos de Ubatuba voltam às aulas nas escolas municipais

Alunos de Ubatuba voltam às aulas nas escolas municipais

Cerca de 11 mil alunos das escolas municipais de Ubatuba retornaram às aulas na última quinta-feira, 11 de fevereiro. Como parte da preparação do novo ano letivo, a Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou uma semana de capacitação de cerca de 40 agentes educacionais chamados entre os aprovados do Concurso de 2014. O evento aconteceu entre os dias 1º e 5 de fevereiro, na sede da SME.

capacitacao-2016

Equipe de agentes educacionais que participou da capacitação

A semana de capacitação incluiu temas como a estimulação psicomotora, os direitos e deveres dos e das agentes educacionais, explicações sobre o funcionamento do estágio probatório, cuidados básicos, desenvolvimento infantil e alterações do desenvolvimento infantil, criação de vínculos, rotina escolar e alimentação escolar.

Segundo Rafael de Souza, recém-empossado como secretário municipal de Educação, “ações como essa são fundamentais para manter e elevar ainda mais a qualidade no atendimento educacional dos alunos”.

Ubatuba conta com um total de 51 escolas municipais, das quais 8 são creches, 13 são escolas de educação infantil, 29 de ensino fundamental (do 1º ao 5º ano, do 6º ao 9º ano ou de educação de jovens e adultos – EJA) e uma dedicada ao ensino médio. Os agentes educacionais iniciam os trabalhos distribuídos entre as creches e escolas de educação infantil.

Laboratórios de informática

O ano letivo começou também com mais inclusão digital. Na segunda-feira, 15, foi inaugurado na Escola Municipal Tancredo Neves o primeiro de uma série de laboratórios de informática que integram projeto desenvolvido pela SME, em parceria com a Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação (SMTI).

laboratorio-tancredo-15fev

Alunos do Tancredo receberam o primeiro de uma série de laboratórios a serem implementados em escolas de Ubatuba

São 40 máquinas novas que receberam o sistema operacional livre Ubatux, desenvolvido pela equipe de TI da Prefeitura de Ubatuba. A escola foi escolhida como sede do primeiro laboratório por seu histórico de referência no ensino médio e técnico e por já desenvolver projetos de tecnologia, como o do satélite Ubasat. Outras dez escolas do município também serão equipadas com os laboratórios.

“A educação pública de qualidade é um dos eixos de governo e, com este projeto, queremos contribuir tanto para o aprofundamento do conhecimento em tecnologia da informação, como também criar espaços que os alunos possam utilizar como parte de atividades de contraturno, tirando nossas crianças e jovens das ruas”, destaca o prefeito Mauricio.

Funcionario
/* * VLibras */