Alunos de Ubatuba voltam às aulas nas escolas municipais

Cerca de 11 mil alunos das escolas municipais de Ubatuba retornaram às aulas na última quinta-feira, 11 de fevereiro. Como parte da preparação do novo ano letivo, a Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou uma semana de capacitação de cerca de 40 agentes educacionais chamados entre os aprovados do Concurso de 2014. O evento aconteceu entre os dias 1º e 5 de fevereiro, na sede da SME.

capacitacao-2016

Equipe de agentes educacionais que participou da capacitação

A semana de capacitação incluiu temas como a estimulação psicomotora, os direitos e deveres dos e das agentes educacionais, explicações sobre o funcionamento do estágio probatório, cuidados básicos, desenvolvimento infantil e alterações do desenvolvimento infantil, criação de vínculos, rotina escolar e alimentação escolar.

Segundo Rafael de Souza, recém-empossado como secretário municipal de Educação, “ações como essa são fundamentais para manter e elevar ainda mais a qualidade no atendimento educacional dos alunos”.

Ubatuba conta com um total de 51 escolas municipais, das quais 8 são creches, 13 são escolas de educação infantil, 29 de ensino fundamental (do 1º ao 5º ano, do 6º ao 9º ano ou de educação de jovens e adultos – EJA) e uma dedicada ao ensino médio. Os agentes educacionais iniciam os trabalhos distribuídos entre as creches e escolas de educação infantil.

Laboratórios de informática

O ano letivo começou também com mais inclusão digital. Na segunda-feira, 15, foi inaugurado na Escola Municipal Tancredo Neves o primeiro de uma série de laboratórios de informática que integram projeto desenvolvido pela SME, em parceria com a Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação (SMTI).

laboratorio-tancredo-15fev

Alunos do Tancredo receberam o primeiro de uma série de laboratórios a serem implementados em escolas de Ubatuba

São 40 máquinas novas que receberam o sistema operacional livre Ubatux, desenvolvido pela equipe de TI da Prefeitura de Ubatuba. A escola foi escolhida como sede do primeiro laboratório por seu histórico de referência no ensino médio e técnico e por já desenvolver projetos de tecnologia, como o do satélite Ubasat. Outras dez escolas do município também serão equipadas com os laboratórios.

“A educação pública de qualidade é um dos eixos de governo e, com este projeto, queremos contribuir tanto para o aprofundamento do conhecimento em tecnologia da informação, como também criar espaços que os alunos possam utilizar como parte de atividades de contraturno, tirando nossas crianças e jovens das ruas”, destaca o prefeito Mauricio.