Atividades da mobilização “Dia de Ler. Todo dia!” animaram o Ateneu Ubatubense

Teve música, teve oficina de quadrinhos, poesia, contação de histórias, teatro de fantoches, sarau filosófico e leitura de da peça infantil “O saci pregando peça”, de Márcia Camargos. As atividades aconteceram no espaço da Biblioteca Municipal Ateneu Ubatubense, na Praça Treze de Maio – Centro.

A bibliotecária responsável, Keila Redondo, conta que é a primeira vez que Ubatuba participa desta mobilização nacional para estimular a leitura e a idéia é repeti-la todos os anos, sempre no 1º de outubro.

“Quem lê tem poder, conhecimento, informação: fica mais forte que o Homem Aranha!”, contou Keila para as crianças participantes do evento.

Algumas das atividades realizadas terão continuidade nas próximas semanas. É o caso da oficina de história em quadrinhos, ministrada por Cássio Zähler D’Ávila, que acontecerá todas as terças e quintas-feiras, e também do sarau filosófico, que será sempre às quartas-feiras.

As atividades foram gratuitas e abertas a toda a população. Muitos dos participantes eram alunos de escolas municipais e frequentadores regulares da biblioteca. É o caso de Ciro Briet, do Ipiranguinha, que desde que se aposentou tem mais tempo para dedicar à leitura. “Gosto de todo tipo de leitura, mas tenho preferência por livros sobre antiguidades e história”. Ele elogiou a iniciativa da mobilização: “Ler é saúde, é terapia, é um prazer”.

O prefeito Mauricio destacou sua alegria pela realização deste evento: “Como alguém que gosta muito de ler, consigo ver como é importante a leitura na vida das pessoas, especialmente nos dias de hoje em que tudo está informatizado. A mobilização é uma oportunidade para que as crianças desenvolvam esse hábito que continua sendo importante para a cultura, o lazer e a vida”.