Prefeitura celebra Dia Internacional do Idoso com várias atividades

O 1 de outubro marca o Dia Internacional do Idoso. A data foi instituída em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa.

Em Ubatuba, várias atividades acontecem nos equipamentos públicos municipais e continuam ao longo do mês. O prefeito Mauricio começou a jornada do dia 1 no Ginásio Tubão, onde participou de uma aula coletiva de zumba. Josefa Pereira dos Santos e Maria Conceição, do Lázaro, assim como Luzia Santos, da Estufa II, participantes do programa Melhor Idade, gostaram da atividade e pedem mais eventos como esse.

No final da tarde, o prefeito esteve no bingo da Associação dos Aposentados junto com a primeira dama, Sandra Sebben: “Dia do idoso é todo dia. É bom estar com este time ativo que utiliza as estruturas que o poder público oferece para a população. É importante estarmos atentos e trazer para esses espaços coletivos quem está precisando ficar com saúde e vivenciar a vida em comunidade. Vamos fazer uma grande corrente pela qualidade de vida”.

O casal Luiz dos Reis e Izabel Rodart (a Belinha), juntos há 60 anos, presentearam o prefeito com cópia de CD com o Hino da Melhor Idade composto por ele, cantado por ela. Medalhista na piscina, no vôlei e na bocha, Belinha manda seu recado para a juventude: “Curtam a vida, pratiquem esportes, façam hidroginástica, caminhada, beijem muito, mas tudo sem excessos. Excesso só no amor”. Outra dica dela para a vida é estar disposto a ouvir o outro.

A programação voltada para toda a população, idosa ou não, é extensa e já começou no 30 de setembro. Luiz Carlos Lima passou pela Biblioteca Municipal Ateneu Ubatubense para conferir a programação do “Dia de Ler. Todo dia!” e divulgar as atividades que o Programa de Saúde da Família organiza na Maranduba, como parte da série “Viver mais, com mais saúde”.

Dados sobre a população idosa

Segundo as estatísticas do Fundo de Populações das Nações Unidas, uma em cada 9 pessoas no mundo tem 60 anos ou mais.

Em 2012, 810 milhões de pessoas tinham 60 anos ou mais, constituindo 11,5% da população global. Projeta-se que esse número alcance 1 bilhão em menos de dez anos e mais que duplique em 2050, alcançando 2 bilhões de pessoas ou 22% da população global.

No Brasil, segundo pesquisa do IBGE, a população idosa totaliza 23,5 milhões de pessoas. Leia um relatório mais detalhado na página da Secretaria Nacional de Direitos Humanos: http://www.sdh.gov.br/assuntos/pessoa-idosa/dados-estatisticos/DadossobreoenvelhecimentonoBrasil.pdf