Bombeiro Educador deve capacitar mais de mil alunos em Ubatuba

Na tarde da última terça-feira, 17, o prefeito de Ubatuba, Délcio Sato (PSD), recebeu o comandante do posto de Bombeiros de Caraguatatuba, primeiro-tenente Diego Martins Franco, para firmar uma parceria que viabiliza a realização do programa Bombeiro Educador no município em 2018.

A iniciativa vai beneficiar os alunos dos oitavos e nonos anos das escolas estaduais e municipais de Ubatuba. Estima-se que, no total, cerca de mil alunos façam parte da formação, que será realizada durante uma semana em cada escola, no período de contraturno das aulas convencionais, se consolidando como uma formação paralela.

São disciplinas como pronto socorrismo, prevenção de acidentes domésticos, noções de salvamento, cidadania e ética e preservação do meio ambiente.

O objetivo do programa é despertar nos jovens o senso de cidadania e responsabilidade social, tornando-o um cidadão melhore, por consequência, melhorando o convívio na sociedade.

“O curso não vai formar Bombeiros Profissionais, mas sim, cidadãos com noções de primeiros socorros capazes de prevenir e minimizar os efeitos de acidentes domésticos, oferecendo, ao menos, o suporte básico para casos clínicos, como infartos e AVC, antes da chegada do socorro”, enfatizou Franco.

“Fico muito feliz em poder proporcionar aos alunos uma formação a mais, que vai contribuir não somente com o futuro profissional deles, mas que levarão para a vida, como formação. Agradecemos ao Corpo de Bombeiros por propor a parceria”, finalizou Sato.