Mais de 3 mil crianças participam da Semana Nacional de Trânsito em Ubatuba

Um total de 3197 crianças participaram da Semana Nacional de Trânsito, realizada de 19 a 25 de setembro, no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto. A programação contou com a exibição da peça teatral, “No Trânsito, o sentido é a vida”, realizada por Bruna Guimarães Produção & Arte, para estudantes do 1º a 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino, visando despertar no público hábitos e comportamentos seguros no trânsito.

A ação contou com o apoio da secretaria de Educação de Ubatuba e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

O teatro trabalhou o conteúdo de maneira lúdica, com músicas e coreografias explicativas sobre o tema, além de contar comcenas expondo situações corriqueiras, promovendo a interpretação crítica do mundo, interferindo no seu contexto.  Ao final, também foram distribuídos materiais, como adesivos e folders sobre o tema.

“Nossa expectativa é orientar e conscientizar essas mais de 3 mil crianças quanto à importância de respeitar às leis de Trânsito, utilizar a faixa de pedestre, ciclofaixas, usar o cinto de segurança… Assim como foi proposto durante à peça, nosso desejo, ainda,  é que os alunos se tornem pequenos fiscais, alertando seus pais diante de alguma situação que eles já sabem que não é adequada, promovendo não só a formação da cidadania da criança, mas de toda a família”, reforçou o responsável pela Divisão de Educação Permanente de Trânsito, Vinícius Machado de Brito Nascimento.

O evento ainda teve um significado especial, pois foi a primeira oportunidade que muitos alunos tiveram de ir ao Teatro assistir a uma apresentação.

A primeira edição da Semana, em 2017, foi realizada no Centro de Convenções Alfredo Bischof, em um outro formato. Leia mais aqui.  Este é o segundo ano que a secretaria de Segurança Pública, por meio da Diretoria de Trânsito, promove a iniciativa no formato teatral.