Poder Executivo Municipal

Prefeitura organiza curso de capacitação para agentes educacionais em autismo

Prefeitura organiza curso de capacitação para agentes educacionais em autismo

O Departamento de Educação Especial da Prefeitura de Ubatuba capacitou recentemente agentes educacionais em autismo.

O evento contou com uma palestra de Ana Rita Bruni, pedagoga e especialista em psicopedagogia, e com a presença do prefeito Mauricio (PT).

Além de preparar os profissionais ubatubenses, a iniciativa tem como objetivo atender a Lei nº 12.764, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, sancionada em dezembro do ano passado pela presidente Dilma Rousseff.

A medida faz com que os autistas passem a ser considerados oficialmente pessoas com deficiência, tendo direito a todas as políticas de inclusão do país – entre elas, a educação.

A lei também prevê que, em casos de comprovada necessidade, o aluno pode solicitar um acompanhante especializado.

“Procurando se adequar à nova lei, a Secretaria Municipal de Educação, através do Departamento de Educação Especial providenciou este primeiro curso e ele é apenas o primeiro passo. É preciso atingir todos os educadores para que possam entender o autismo, compreender que este aluno processa as informações de maneira diferente, tem resistência à mudanças, pode ser mais sensível ao barulho. Cada uma dessas particularidades exige adaptações na rotina. Temos um longo caminho até criarmos uma rede de apoio em que o professor da turma regular, o profissional do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e o coordenador pedagógico atuem em conjunto. Há que se mobilizar, também, diretores, funcionários, pais e alunos, de modo a envolvê-los em um projeto de escola inclusiva, na qual as diferenças são respeitadas e utilizadas em prol da aprendizagem”, explica Beatriz Villaça, Coordenadora do Departamento de Educação Especial da prefeitura.

O prefeito Mauricio discursou durante o encontro e destacou a importância de preparar os profissionais ubatubenses para atender da melhor forma possível os portadores de autismo. Mauricio também deu destaque o fato de fazer questão de investir em facetas educacionais que historicamente recebem pouca atenção do poder público.

Mãe de uma aluna, Maria de Lourdes agradeceu o empenho do prefeito e de sua gestão. “Como mãe, vejo os pequenos, porém significativos caminhos que a saúde mental vem conseguindo trilhar na cidade e essa parceria com a educação coloca Ubatuba à frente nas questões humanas. E são elas que possibilitam as grande mudanças na sociedade. O olhar que a sua gestão está despertando faz jus ao slogan que segue as marcas dessa gente ubatubense tão carente de finanças, mas sobretudo dispostas a transbordar sentimentos. Me sinto verdadeiramente acolhida”, agradece Maria.

Funcionario
/* * VLibras */