Professores da Rede Municipal de Ensino de Ubatuba participam de último encontro de formação em 2017

A secretaria de Educação de Ubatuba realizou, na última quinta-feira, 30 de novembro, o último encontro da formação continuada de 2017 dos professores da Rede Municipal de Ensino.

O encontro aconteceu no auditório da Universidade de Taubaté (Unitau) e foi pautada no Programa Ler e Escrever – assim como todas as etapas de formação durante o ano. Junto com os participantes, foi formado um varal literário com poesias, lendas, contos, receitas e fábulas – mais uma maneira de cumprir com o objetivo dos encontros que, segundo à secretaria, é garantir autonomia no uso competente de estratégias e recursos didáticos que o permitam, efetivamente, alfabetizar.

“Para a secretaria, a formação continuada de professores é um componente essencial da profissionalização e da valorização docente, devendo integrar-se aos desafios da escola e pautar-se no direito dos profissionais da área de buscarem atualização e aperfeiçoamento ao longo da vida”, explicou o secretário da pasta, Hélio José de Paula.

Capacitação

Em 2018, o Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC passa a compor uma política educacional que parte de uma perspectiva ampliada da alfabetização, trabalhando também, a melhoria na aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática no ensino fundamental e inclusão na educação infantil.

A formação PNAIC vai atender aos professores e coordenadores pedagógicos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental e aos professores da Pré-escola e coordenadores pedagógicos da educação infantil.

Sobre o PNAIC

Trata-se de um compromisso formal e solidário, assumido pelos Governos Federal, Estadual e Municipal, desde 2012, para atender à meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do terceiro ano do ensino fundamental.

Varal Literário (1)