Professores da Rede Municipal de Ensino de Ubatuba participam de último encontro de formação em 2017

Professores da Rede Municipal de Ensino de Ubatuba participam de último encontro de formação em 2017

A secretaria de Educação de Ubatuba realizou, na última quinta-feira, 30 de novembro, o último encontro da formação continuada de 2017 dos professores da Rede Municipal de Ensino.

O encontro aconteceu no auditório da Universidade de Taubaté (Unitau) e foi pautada no Programa Ler e Escrever – assim como todas as etapas de formação durante o ano. Junto com os participantes, foi formado um varal literário com poesias, lendas, contos, receitas e fábulas – mais uma maneira de cumprir com o objetivo dos encontros que, segundo à secretaria, é garantir autonomia no uso competente de estratégias e recursos didáticos que o permitam, efetivamente, alfabetizar.

“Para a secretaria, a formação continuada de professores é um componente essencial da profissionalização e da valorização docente, devendo integrar-se aos desafios da escola e pautar-se no direito dos profissionais da área de buscarem atualização e aperfeiçoamento ao longo da vida”, explicou o secretário da pasta, Hélio José de Paula.

Capacitação

Em 2018, o Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC passa a compor uma política educacional que parte de uma perspectiva ampliada da alfabetização, trabalhando também, a melhoria na aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática no ensino fundamental e inclusão na educação infantil.

A formação PNAIC vai atender aos professores e coordenadores pedagógicos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental e aos professores da Pré-escola e coordenadores pedagógicos da educação infantil.

Sobre o PNAIC

Trata-se de um compromisso formal e solidário, assumido pelos Governos Federal, Estadual e Municipal, desde 2012, para atender à meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do terceiro ano do ensino fundamental.

Varal Literário (1)