Projeto com apoio da Prefeitura de Ubatuba vai beneficiar mais de 500 jovens

Como mais uma maneira de investir na formação da juventude em Ubatuba, o prefeito Délcio Sato (PSD) assinou um termo de fomento para a realização do Projeto Liga Norte, que viabiliza a realização de oficinas culturais, esportivas e socioambientais para mais de 500 crianças e jovens da região Norte de Ubatuba.

O projeto é uma iniciativa do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Ubatuba (CMDCA) e será realizado pelo Centro esportivo e Recreativo (CERE)-Itamambuca, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e de Assistência Social. Com orçamento de quase meio milhão de reais, provenientes do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, o projeto será desenvolvido junto aos alunos da rede municipal de ensino com atividades durante o turno e o contraturno escolar.

“Trata-se de uma iniciativa pioneira, que possibilitou a entrada de recursos do Governo Federal para investirmos no futuro de nossas crianças e na melhoria do ensino oferecido nas escolas públicas de Ubatuba , destacou o prefeito.

O projeto tem como eixo direcionador a valorização da cidadania e do patrimônio cultural presente nos territórios tradicionais do município (caiçara, quilombola e indígena), buscando aproximar a escola e as atividades curriculares ao contexto sociocultural próprio da região norte do Município, que está de acordo com o trabalho desenvolvido pelos movimentos sociais e associações comunitárias locais.

Outro aspecto central do trabalho é a educação ambiental. Entre as diversas atividades e oficinas oferecidas pelo programa, destaca-se a implementação nas escolas municipais da “Tecnologia Social de Monitoramento Mirim Costeiro”, voltada a promover o envolvimento dos alunos e das escolas com o monitoramento da qualidade ambiental das praias e rios da região.

“É fundamental estimularmos, desde cedo, a consciência ecológica das crianças, fortalecendo de modo vivo e prático a ideia de que a melhor forma de preservação ambiental é aquela do manejo sustentável. Isto significa incentivar as crianças a valorizarem as expressões culturais tradicionais de suas comunidades e se envolverem em atividades de geração de valor e renda que, além de preservarem o ambiente e a cultura, abrem o caminho para uma perspectiva de vida que não seja refém de um turismo sazonal predatório”, comentou o diretor executivo do CERE-Itamambuca e responsável técnico do projeto Liga Norte, Francisco Igliori Gonsales.

As atividades vão até dezembro, com novos recursos já garantidos para a continuidade do projeto em 2020. “Precisamos investir e realizar projetos que deixem um legado para a cidade muito além de nossa administração. Trata-se do investimento em uma política de estado e não apenas de governo” concluiu o chefe de gabinete da prefeitura de Ubatuba,Eugênio Zwibelberg.