Semana da Educação discute desafios do trabalho docente

Evento destinado à capacitação de docentes da rede pública de ensino de Ubatuba, a XVII Semana da Educação, sob o tema Os desafios do trabalho docente no mundo contemporâneo, começou nesta quarta-feira (22) e estende-se até 24 de julho no Centro de Convenções.

A abertura oficial da semana aconteceu às 19 horas, com a conferência Práticas instrucionais para o cérebro aprendiz – ciência e artesania na formação do educador, ministrada pela professora doutora Luciana Maria Castrillon.

A programação é organizada em torno de painéis temáticos e oficinas, ministradas na Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves.

programa semana da educação

II Conferência do Plano Municipal de Educação: debates continuam

Mais de 1.000 pessoas participaram da II Conferência do Plano Municipal de Educação (PME), realizada na última terça-feira, dia 21 de julho.

A programação foi iniciada com o histórico dos Planos Nacionais de Educação no Brasil, apresentado por Selma Monteiro Chueco, avaliadora técnica da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo) e do Ministério da Educação (MEC).

Selma destacou a importância da participação da comunidade na elaboração de um plano decenal, que exige considerar não apenas elementos da situação atual do município, mas fazer projeções para o futuro que incluam dados da evolução populacional e outros parâmetros de desenvolvimento social e econômico.

Seu processo de elaboração envolve a definição e distribuição de responsabilidade, a elaboração de documento base com dados do município, a promoção do debate amplo, a redação do projeto de lei e a tramitação na Câmara. “Um grande desafio é ampliar a articulação da comunidade e a consciência de que a elaboração dos planos é interesse da cidadania como um todo”. Sua apresentação terminou recordando Paulo Freire: “A educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”.

A conferência seguiu com a apresentação do histórico do processo de elaboração do PME em Ubatuba, que envolveu a realização de miniconferências nas diversas regiões da cidade, amplamente divulgadas. Após a aprovação do regimento, deu-se início à leitura da proposta do PME consolidada a partir do processo feito nas regiões.

A participação da comunidade foi intensa e os debates avançaram até a meta 5, mas não se concluíram no tempo previsto. Frente a isso, a secretária municipal de Educação, Nadia Basso, anunciou que o processo de discussão do PME vai continuar e uma nova sessão da Conferência será realizada para concluir os trabalhos em data a ser anunciada em breve.

Galeria de fotos da II Conferência Municipal do Plano de Educação, 21 de julho