AUS introduz gestão de resíduos na etapa decisiva do Ubatuba Pro Surf

A etapa decisiva do Ubatuba Pro Surf 2015 começa nesta sexta-feira, 20, na Vermelha do Centro e a Associação Ubatuba de Surf introduz pela pela primeira vez em um evento um trabalho de gestão de resíduos.

De acordo com a equipe de meio ambiente da AUS, a iniciativa conta com apoio da New Thoughts – Soluções em Desenvolvimento Sustentável e não é apenas motivada pela recente mudança na legislação, mas acontece pelo desejo de colaborar com a proteção do meio ambiente e de multiplicar as ações educativas e de conscientização.

“Com o aumento do consumo em nossa sociedade, começamos a gerar quantidades exorbitantes de lixo, que por sua vez acabam enterrados em algum lugar que muitas vezes não sabemos onde fica. Lixo este que na maioria das vezes pode ser reciclado ou reaproveitado”, explica a equipe de meio ambiente da AUS.

Ainda segundo os organizadores, a gestão ocorrerá da seguinte maneira: ao longo do campeonato, lixeiras estarão devidamente identificadas para receber cada classe de resíduo.

Lixeiras verdes são para os resíduos recicláveis, lixeiras marrons para os resíduos orgânicos e lixeiras cinza para os rejeitos (materiais não passíveis de reciclagem). Além de identificadas, estará escrito em cada lixeira qual lixo ela aceita.

Os resíduos separados serão então destinados de acordo com suas classes e os resíduos orgânicos terão como destino o Viveiro Caeté. No viveiro, será realizada a técnica de compostagem para que todo material orgânico possa “enriquecer” a terra e produzir novas mudas.

Com relação aos resíduos recicláveis, eles serão entregues para a Central Reciclagem, que os comercializará, diminuindo assim a necessidade de extração de matéria-prima para confecção de novos produtos.

A Prefeitura Municipal de Ubatuba apresenta o Circuito Municipal Ubatuba Pro Surf 2015. Patrocínio:  Atmosfera Incorporadora. Copatrocínio: Orgânico Juno Brasil e Ubatuba Praia Grande Hotel. Apoio: Aciu, Itamambuca Eco Resort, Perfect Waves, Brother Açaí, Updrop, Litoral Filtros, Rikwill, Casa Mais (Perequê-Mirim), Federal Art, Hotel São Charbel e Wizard Idiomas. Colaboração: Empório Cerealista, The Flake, Boteco Sardinha, Fibra Surf, Portal SurfCam e Convention Bureau. Supervisão: Federação Paulista de Surf. Arte: Uirá Martins.