Desafio 28 Praias acontece no fim de semana

O sábado, 30, promete ser agitado em Ubatuba. A cidade sedia a 7ª edição do Desafio 28 Praias – uma das provas mais tradicionais de “Trail Run”. Uma média de dois mil participantes são esperados para percorrer o percurso inédito, que contempla a Costa Norte do Município e que terá largada a partir das 7 horas, na praia Estaleiro do Padre  – as largadas continuam até aproximadamente 7h50.

O ‘Desafio 28 Praias’ oferece duas opções de distâncias: 42 km do Estaleiro do Padre até a Praia Grande, voltando com chegada na Praça de Eventos na Av. Iperoig – Centro, nas  categorias solo e revezamento com até 5 participantes por equipe (masculino, feminino ou misto), em trechos com diferentes níveis de dificuldade;  ou 21 km, largando da Praia da Itamambuca e seguindo até a linha de chegada no mesmo local da maratona. O objetivo é estimular a prática de esportes, proporcionando novas experiências.

Trânsito

A organização da prova, juntamente com a Prefeitura de Ubatuba, solicita a colaboração dos turistas e moradores que estiverem pela extensão da avenida Leovigildo Dias Vieira na noite da véspera da prova. Motoristas devem redobrar a atenção, pois a partir do início da madrugada do dia 30 o acostamento do trecho  – desde a rotatória até a praça da Baleia –  será interditado e reservado para a passagem dos atletas, retornando ao normal após o encerramento da prova.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também alerta motoristas e  staff dos corredores para que não estacionem seus veículos no acostamento da BR-101, evitando assim, atrapalhar a competição e, também, autuações por descumprimento das normas da rodovia.

Preservação e Ação Social

A Runnersp recolhe todo lixo e faz uma restauração pós-prova, analisando percurso para verificar a degradação do ambiente, recuperando algumas trilhas e disposta a colaborar diante de qualquer dano ao meio ambiente. Além disso, no ato da inscrição, os atletas já se conscientizam da ação social promovida pela organização. São previstas a doação de fraldas geriátricas para a Prefeitura (entregues à secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social) e de alimentos não perecíveis. Com uma parte da verba das inscrições também são adquiridos alimentos. Toda a arrecadação é destinada a instituições sociais da cidade.

A secretaria de Esportes e Lazer da cidade também é beneficiada por meio de doações de materiais, que ela mesmo define conforme necessidade. Na etapa de maio, foram oferecidos R$ 1500 em itens como bolas e redes de gol.

A iniciativa tem o apoio da Prefeitura de Ubatuba e da Companhia Municipal de Turismo (Comtur).

Crédito da foto: Fotop.