Encontro Paulista de Escolas de Surf começa neste fim de semana em Ubatuba

Estão abertas as inscrições para a primeira etapa do Dafiti Sports apresenta Encontro Paulista entre Escolas de Surf 2015, que rola no próximo fim de semana (28 e 29 de março), na praia Grande, em Ubatuba (SP).

Com um formato já consagrado, a prova tem inscrição gratuita e não permite participação de surfistas ranqueados (em competições amadoras nacionais e estaduais).

“Com isso, focamos em descobrir novos talentos e promovemos o espírito de união e trabalho em equipe”, comenta Dadá Nascimento, diretor de prova e organizador do encontro.

“O Tag team é muito mais empolgante para atletas e público. Neste caso é a porta de entrada dos novatos nas competições. Ao disputar em equipe, tiramos a responsabilidade de uma prova individual do surfista inexperiente”, explica Nascimento.

Em outras edições, ele destaca a participação de grandes talentos, como o atual líder do ranking mundial, Filipe Toledo, de Ubatuba. “Ele foi um dos destaques do circuito em 2005”, recorda.

Atualmente, defende o título do circuito, a escola Adriano Camargo, de Juqueí, São Sebastião. A competição permite equipes compostas por até quatro surfistas nas categorias Petit (nascidos de 2004 em diante), Estreante (a partir de 2002), Iniciante (após 2000) e Feminino (a partir de 1998), além de um técnico responsável.

Entretanto, no caso de a equipe não ter uma garota, o técnico pode lançar mão de um atleta Petit ou Estreante Masculino. Cada escolinha pode inscrever quantas equipes desejar, desde que tenha quatro atletas.

“Esse é um formato diferenciado com outra dinâmica, tornando a prova muito mais empolgante para atletas e público. O sucesso do nosso circuito é notório, tanto é que chegamos à quarta edição. Esse evento, muitas vezes é a porta de entrada dos novatos nas competições”, explica Nascimento.

Entre as diferenças relacionadas aos eventos normais, está o tempo das baterias, com cerca de 30 a 40 minutos, e o fato de cada surfista surfar até três ondas (ainda a ser definido).

Um coringa levanta os dois braços imediatamente após sua melhor onda e poderá dobrar sua pontuação. Não existe descarte de ondas. Serão somadas todas as ondas surfadas por cada atleta, mais a onda dobrada do coringa.

Inscrições devem ser enviadas (com ficha completa) até a quinta-feira (26/3) que antecede o evento para o e-mail dadaasgsp@hotmail.com

Depois de Ubatuba, o circuito desembarca em 25 e 26 de abril, na praia da Baleia, em São Sebastião, e no Quebra-Mar santista, em 23 e 24 de maio.

A primeira etapa do Dafiti Sports apresenta Encontro Paulista entre Escolas de Surf 2015 tem patrocínio de: Expresso Jundiaí, Rumo, Unimodal. Apoio: Federação Paulista de Surf (FPS) e Associação Ubatuba de Surf e Prefeitura Municipal de Ubatuba. Organização: Associação de Surf da Grande São Paulo, Event Tools e Sumatra Marketing Esportivo.