Previsão indica boas ondas na praia Grande para abertura do Ubatuba Pro Surf 2015

De acordo com o boletim divulgado nesta terça-feira (26) pelo pesquisador do CPTEC André Lanfer, responsável pela previsões do Ubatuba Pro Surf, a primeira etapa do evento vai rolar com boas ondas e fatores externos favoráveis.

Os gráficos indicam que uma potente ondulação do quadrante sul atinge a região a partir do fim da tarde de hoje e as estimativas indicam séries na casa de 1 metro / 1 metrão na sexta-feira (29), primeiro dia do evento, no meio da praia Grande, palco das disputas.

No sábado, o mar diminui um pouco, embora as séries permaneçam na casa de 1 metro. Já no domingo, o swell perde intensidade e as séries um pouco de tamanho, com estimativas de valas de meio metro para as baterias decisivas.

Ainda de acordo com Lanfer, a previsão é de tempo instável na sexta-feira e de tempo nublado no sábado e no domingo, quando a possibilidade de chuva fica bem pequena.

O vento predomina de terral (off shore) nos dois primeiros dias e de maral fraco a partir das 10/11h do domingo, condição que deve favorecer a formação das ondas para o surf de competição.

Já a maré varia bastante entre sexta-feira e domingo, com pico de alta na metade do dia e pico de baixa pela manhã e no fim da tarde.

“A praia Grande é parcialmente “sombreada” pela Ilhabela e pela ilha Anchieta e as ondulações de sul ou sul / sudoeste não pegam em cheio no pico, fazendo sempre o mar ficar maior no Baguari, canto esquerdo da praia. Ou seja, o tamanho das ondas no meio da PG vai depender de como as ondas vão passar por essas ilhas, girando mais ou menos. Como teremos uma variação de maré grande, vão ter momentos em que as ondas vão girar mais e momentos em que vão girar menos, intercalando períodos de mais e menos ondas durante o dia. Vamos ter informações mais precisas a partir desta quarta-feira, quando encosta o primeiro swell”, informa Lanfer.

André Lanfer

André Lanfer, 36 anos, nasceu na capital de São Paulo e cresceu nas praias de Ubatuba. Surfista e formado em oceanografia pela USP, o paulistano é mestre em Oceanografia Geológica também pela USP e mestre em Engenharia de Costas e Portos pela Universidade de Cantabria, Espanha.

Confira mais informações sobre as condições do mar na primeira etapa do Ubatuba Pro Surf 2015 em nossas próximas reportagens.

A Prefeitura Municipal de Ubatuba apresenta o Circuito Municipal Ubatuba Pro Surf 2015. Patrocinio: Atmosfera Incorporadora. Copatrocínio: Orgânico Juno Brasil e Ubatuba Praia Grande Hotel. Apoio: Aciu, Itamambuca Eco Resort, Perfect Waves, Brother Açaí, Updrop, Litoral Filtros, Rikwill, Casa Mais (Perequê-Mirim), Federal Art, Hotel São Charbel e Wizard Idiomas. Colaboração: Empório Cerealista, The Flake, Boteco Sardinha, Fibra Surf, Portal Surf Cam e Convention Bureau. Supervisão: Federação Paulista de Surf. Arte Uira Martins.