Ubatuba participa do 1º Encontro de Controladores Municipais de SP

O primeiro encontro de controladores municipais do Estado de São Paulo aconteceu na terça-feira, 30 de janeiro, na sede da Controladoria Geral do Município (CGM) de São Paulo. O evento contou com a presença de controladores gerais de 17 cidades paulistas e foi idealizado pela CGM de São Paulo. Ubatuba esteve presente também, representada por Ralph Luiz Solera, controlador geral do município.

O encontro teve como pauta principal a criação de uma entidade que vai agregar os órgãos de controle interno municipais e uma rede de controladorias do Estado (Repac) para fins de troca de informações e experiências de controle interno, além de criação de mecanismos integrados de fiscalização interna e combate à corrupção.

A SPCON, entidade que será criada para gerir a rede, também deve fortalecer o relacionamento das controladorias com os órgãos de controle externo, como o Tribunal de Contas e o Ministério Público.

“A futura rede de controladorias irá fortalecer institucionalmente as CGMs paulistas, além de aumentar a eficiência do trabalho das mesmas, por meio de troca de conhecimentos e informações técnicas. O resultado disso será um combate mais eficiente aos erros, ineficiências e até desvios que ocorrem nos procedimentos, processos e serviços realizados pelas prefeituras. Ganham as instituições e a população”, declarou Solera.

Foi assinado um protocolo de intenções a respeito da criação da rede e a realização de uma nova reunião em dois meses, com a previsão de participação de mais de 30 municípios, para criação di estatuto da SPCON e os termos de funcionamento da REPAC.