Poder Executivo Municipal

Prefeitura convida para comemoração do Dia Mundial de Proteção aos Manguezais

Prefeitura convida para comemoração do Dia Mundial de Proteção aos Manguezais

A Prefeitura de Ubatuba convida toda população a participar do evento “Manguezal: Berço Ameaçado”, em comemoração ao Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, celebrado no dia 26 de julho. O evento acontecerá nos dias 26 e 27 de julho.

No dia 26, a programação conta com palestras feitas por representantes de instituições de quatro estados brasileiros – São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Bahia – que acontecerão a partir das 8 horas da manhã no Ubatuba Palace Hotel, localizado na rua Coronel Domiciano, n. 500 – Centro. O local também recebe a exposição Limpa Oca, que contará com monitores do Projeto UÇÁ.

Já no dia 27 a programação se desenvolverá no bairro do Ubatumirim, região norte do município, e inclui uma visita ao manguezal e um mutirão de limpeza no local. Durante a tarde, haverá uma apresentação do musical “Auto do Boi de Conchas”. O ponto de encontro dessas atividades será no Quiosque Recanto do Estaleiro, a partir das 8h30 da manhã.

O evento é uma iniciativa da ONG Amigos na Preservação, Proteção e Respeito à Ubatuba (APPRU) e a Rede Nacional de Manguezais (RENAMAN), com apoio das secretarias de Turismo e de Meio Ambiente da Prefeitura de Ubatuba e em parceria com: APA Marinha do Litoral Norte, Associação Comercial de Ubatuba, Associação de Barqueiros da Praia do Estaleiro, Caraguatás Ambiental, Informar Ubatuba, Instituto BiomaBrasil, Instituto Conservação Costeira (ICC), Instituto EcoFaxina, Instituto Terra e Mar, Museu Natural Do Mangue (Ecomunam), Projeto Cavalos do Mar, Projeto Manguezal Terra do Guaiamum, Projeto Preservar Manguezais Caraguatatuba, Projeto Uçá (patrocínio Petrobras – Programa Petrobras Socioambiental), Quiosque Recanto do Estaleiro, Ubatuba Palace Hotel,

As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas devem ser feitas pela página administrada pela APPRU: https://www.facebook.com/manguezalbercoameacado/

Confira a programação completa:

26 DE JULHO – SEXTA-FEIRA

Local: Auditório do Ubatuba Palace Hotel

Rua Cel. Domiciano, 500, Centro

8h30 – Cerimônia de abertura com presidente da APPRU, autoridade e exibição de vídeo sobre manguezal

8h50 – Santiago Bernades – 1º Levantamento das áreas de manguezais de Ubatuba in loco

9h10 – Marlene Giraud – Manguezal da praia da Caçandoca, Ubatuba (SP)

9h30 – Pedro Caetano  – Manguezais de Caraguatatuba (SP)

9h50 – Jacqueline de Castro Vieira – Projeto Manguezal (Enseada/Canto do Mar) de São Sebastião (SP)

10h10 – Edson Marques Lobato – Manguezal da Barra do Sahy, São Sebastião (SP)

10h30 – Armando S. Reis-Neto – Manguezal do Araçá, São Sebastião (SP)

10h50 – William Rodriguez Schepis – A importância da recuperação de áreas degradadas de mangue no combate à poluição marinha no estuário de Santos e São Vicente

11h10 – Mesa de Conversas
Palestrantes

12h – Almoço

13h30 – Cerimônia de abertura com presidente da APPRU, autoridade e exibição de vídeo sobre manguezal

13h50 – Pedro Belga – Tema: Estratégias de sócio-inclusão para conservação de ambientes costeiros. Projeto Uçá (RJ)

14h10 – Ana Helena Grieco Gonzalez – Exposições temáticas como estratégia para divulgação científica e ferramenta de educação ambiental em ambientes não formais. Estudo de caso do Projeto Uçá (RJ)

14h30 – Fabiana Barros Pinho – Ações do Museu do Mangue, Fortaleza (CE)

14h50 – Luana Oliveira dos Santos – Manguezais baianos: monitoramento, pesquisa e conservação (BA)

15h10 – Suzana Ramineli – Projeto Cavalos do Mar (RJ) – Quem “lama” cuida: a importante relação entre cavalos-marinhos e manguezais

15h30 – Maria Laura Fontelles Ternes (PA) – Universidade Federal do Pará (UFPA) – “Um habitante carismático: o caso do turismo comunitário de observação de cavalos-marinhos em manguezais do Nordeste”

15h50 – Yara Schaeffer Novelli – Manguezais do Brasil: conservação

16h30 – Mesa de Conversas

 

27 DE JULHO  – SÁBADO

Local: Quiosque Recanto do Estaleiro – Praia do Estaleiro

8h30 – Cerimônia de abertura com presidente da APPRU e autoridade. Café caiçara para os inscritos

9h30 – Visita de campo no manguezal do Ubatumirim, limpeza (recolhimento de lixo) e instalação de placa educativa

12h30 – Almoço caiçara para participantes inscritos

14h – Apresentação do musical Auto do Boi de Conchas

 

Saiba mais sobre os manguezais

O manguezal é um ecossistema costeiro típico de regiões tropicais e subtropicais, de transição entre os ambientes terrestre e marinho, composto por uma vegetação que apresenta como característica fisiológica comum a resistência ao sal.

Os manguezais estão presentes em quase todo o litoral brasileiro, desde o Oiapoque, no Amapá, até a Laguna em Santa Catarina, e são fonte de enorme diversidade biológica.Cerca de 80% dos manguezais em território brasileiro estão distribuídos em três estados do bioma amazônico: Maranhão (36%), Pará (28%) e Amapá (16%). Essa área de manguezais situada no norte do Brasil constitui a maior porção contínua do ecossistema sob proteção legal em todo o mundo.

Em Ubatuba, eles podem ser encontrados em diferentes praias, como a baía de Picinguaba e às margens dos rios Prumirim, Itamambuca, Indaiá, Grande, Escuro e Maranduba.

cartaz_1-mangues 0722-mangue-2

 

Funcionario
/* * VLibras */