Poder Executivo Municipal

Ubatuba recebe oficina com coordenador do Programa Município VerdeAzul

Ubatuba recebe oficina com coordenador do Programa Município VerdeAzul

Integrantes das secretarias de Agricultura e Pesca, Comunicação, Defesa Civil, Educação, Meio Ambiente e Saúde participaram na manhã de sexta-feira, 21, de oficina com José Walter Figueiredo Silva, coordenador do Programa Município VerdeAzul (PMVA). O encontro aconteceu no auditório da Escola Municipal Presidente Tancredo Neves.
O programa tem o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. No encontro, foram apresentadas as 85 tarefas ou ações que são avaliadas pelos técnicos do PMVA para que o município possa receber a certificação de município VerdeAzul.
As ações são organizadas em dez diretivas: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.
De acordo com a nota recebida, o município recebe ou não a certificação e o direito de utilizar a logomarca Município VerdeAzul. Segundo José Walter, “a certificação agrega valor ao município e é um indicador de garantida de qualidade de vida”.
Walter apresentou as mudanças ocorridas no programa a partir de planejamento feito com participantes de diferentes municípios para o período 2018-2028.
Entre as sugestões feitas para Ubatuba está a de se articular com as demais cidades do Litoral Norte. Walter também ressaltou que a equipe do programa está à disposição para tirar dúvidas sobre o programa e apoiar o município a encontrar diferentes alternativas para solucionar problemas ambientais.

Funcionario
/* * VLibras */