Prefeitura concede terreno para um Centro de Reabilitação de Animais Silvestres do Instituto Argonauta

O prefeito Mauricio assinou na última segunda-feira (11/5) um decreto que concede o uso de um terreno municipal para o Instituto Argonauta construir um CETAS (Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres) na cidade.

O espaço será utilizado para atender todas as ocorrências de reabilitação da fauna aquática e marinha na região e contará com uma área de educação ambiental para trabalho contínuo com a comunidade.

A iniciativa faz parte do Projeto Executivo do Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), que prevê a instalação de mais quatro centros como este nos litorais sul e sudeste do Brasil, gerando 106 vagas de empregos, sendo 60 em Ubatuba.

Presidente do Instituto Argonauta, o empresário ubatubense Hugo Gallo comemora a conquista do espaço e comenta sobre a importância da iniciativa.

“Iremos atender não só Ubatuba, mas também outras cidades que têm a necessidade de tratar animais marinhos. O CETAS representa um ganho valioso para o município e para toda a região litorânea que o rodeia”, disse Gallo.

Secretário municipal de Meio Ambiente, Juan Blanco também comentou a assinatura do decreto e destacou a importância do CETAS como instalação científica.

“Tratar da vida marinha é imprescindível para cuidar do meio ambiente e a geração de novos empregos é um benefício para toda a população. Todo mundo sairá ganhando”, opinou o secretário.

Já o prefeito Maurício se disse muito satisfeito em ceder esse espaço para um projeto de cunho ambiental.

“É com enorme prazer que cedemos esse terreno para o Instituto Argonauta. Através dele iremos promover e fomentar a defesa do meio ambiente, além de gerar novos empregos. Precisamos dividir para multiplicar”, afirmou Mauricio.

Serviço

A equipe do Instituto Argonauta recomenda que a atitude correta ao encontrar um animal marinho debilitado não é se aproximar. Dependendo da espécie, ele pode se tornar agressivo caso sinta-se ameaçado.

Ao encontrar um animal marinho debilitado, entre em contato pelos telefones do Instituto (12) 3833-4863 ou (12) 3834-1382, que atendem as ocorrências entre Angra dos Reis (RJ) e São Sebastião (SP).