Poder Executivo Municipal

Prefeitura de Ubatuba comemora entrega de licenças para dragagem da foz do Rio Maranduba

Prefeitura de Ubatuba comemora entrega de licenças para dragagem da foz do Rio Maranduba

No início do mês de dezembro, a Cetesb concluiu o processo de licenciamento ambiental e emitiu a documentação que libera a instalação e operação de maquinário para dragagem da foz do Rio Maranduba, permitindo o início das atividades no local pela Prefeitura Municipal de Ubatuba.

Desta maneira, esses documentos foram entregues pela administração à comunidade para que as atividades tenham início. A iniciativa integra um programa desenvolvido em parceria com a Petrobras e tem o propósito de desassorear a foz do rio.

O processo será realizado em duas etapas. A primeira delas, que já está em processo, consiste na instalação que prepara a estrutura para o deslocamento da draga dentro do rio. Nela também estão previstas ações de recuperação ambiental- plantio em área afetada, infraestrutura da logística para a retirada da areia, treinamento/ capacitação dos operários e equipe – destacando, principalmente, medidas de emergência para minimizar o dano ambiental e segurança do trabalho. A segunda etapa prevê a operação do maquinário, com início previsto para primeiro trimestre de 2019.

A secretaria de Meio Ambiente informou que toda a areia retirada do rio será levada para uma área destinada especificamente para esse depósito. Trata-se de uma fonte de recurso mineral, pois a areia retirada é de boa qualidade. Isso vai viabilizar sua utilização para melhorias nos sistema viário e construções que beneficiem a população, por meio de ações da secretaria de Infraestrutura Pública. Ao todo, estima-se que 23 mil toneladas de areia devem ser retiradas em um prazo de dois anos.

“Essa ação tem impacto direto na melhoria das condições de navegação e de todo o sistema aquaviário do rio, pois a retirada de areia irá contribuir para desobstruir o leito e diminuir os impactos causados pela erosão das margens e o assoreamento. Tudo foi estudado para que não haja desequilíbrio ambiental”, explicou o secretário adjunto de Meio Ambiente, Guilherme Adolpho.

“Outros impactos benéficos do empreendimento são as melhorias no escoamento das águas pluviais, que diminui as problemáticas decorrentes de inundações e enchentes e aumenta a capacidade do rio de absorver a sobrecarga da temporada”, acrescentou Adolpho.

Funcionario
/* * VLibras */