Resíduos sólidos do Desafio das 28 Praias são destinados à cooperativa de catadores de Ubatuba

Evento gerou cerca de 300 quilos de resíduos; ação fomenta sustentabilidade

O controle da geração de resíduos sólidos produzidos em eventos feitos na cidade e sua destinação de maneira ambientalmente adequada é uma das políticas públicas que vem sendo implementada em Ubatuba.

A quarta edição do Desafio das 28 Praias, realizada no dia 30 de abril, deu exemplo prático dessa determinação ao coletar e destinar um total de 230 quilos de garrafas pet, embalagens de salgadinho, copos plásticos e caixas de papelão para a Coco e Cia – Associação de Reciclagem de Coco Verde e Catadores de Materiais Recicláveis de Ubatuba.

“Esse tipo de iniciativa é excelente porque, além de tirar do meio ambiente resíduos que iam para o aterro sanitário, gera renda e trabalho para as pessoas”, conta Gilda Godoy, presidente da associação.

“A idéia é fomentar cada vez mais ações como essa”, explica Reginaldo Antônio da Cruz Neto, engenheiro sanitarista e ambiental responsável pelo plano de gestão dos resíduos sólidos do Desafio das 28 Praias.

O evento gerou ainda, como resíduos, 400 chips eletrônicos de cronometragem e 40 quilos de orgânicos (sobretudo, cascas de banana).

Os chips de marcação do tempo de cada atleta foram destinados ao projeto “Vida Corrida”, localizado no Capão Redondo, zona sul de São Paulo, que promove a inclusão social, saúde, autoestima e qualidade de vida por meio do atletismo na modalidade corrida de rua. “A intenção é que os alunos do projeto possam se ambientar com o uso desse equipamento”, conta Reginaldo.

Já os resíduos orgânicos foram destinados à produção de mudas de plantas que serão doadas ou utilizadas em  recomposição de áreas desflorestadas.

Todos os planos de gestão dos resíduos do evento estão disponíveis para consulta junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ubatuba.

28 praias_ meio ambiente  (1)