Tops celebram retorno do Brasileiro de Surf Profissional Feminino em Ubatuba

Ubatuba sedia nos próximos dias 14 e 15 de novembro a primeira e provavelmente a única etapa do Circuito Brasileiro de Surf Profissional Feminino deste ano.

Idealizado por Wiggolly Dantas, ubatubense e top da WSL, o evento é apresentado pela Skol, conta com apoio da Prefeitura de Ubatuba e da Comtur, e acontece na praia de Itamambuca, palco do primeiro campeonato exclusivo para meninas da história do surf nacional em 1998.

Na última semana, a equipe de comunicação do Skol Ultra Surf bateu um papo com algumas das principais surfistas brasileiras da atualidade.

As tops e ex-tops comentaram e comemoraram a volta do circuito, que pode marcar o início de uma nova fase do surf de competição feminino.

Única brasileira do seleto grupo de surfistas que disputam as baterias da WSL em 2015, Silvana Lima elogiou a iniciativa e destacou sua importância na promoção das categorias de base.

“Com eventos como este, mostraremos que temos surfistas meninas tão talentosas quanto os meninos. Torço para que mais campeonatos femininos aconteçam. Assim, formaremos uma boa base de novos talentos para o futuro”, disse Lima.

Ex-top da elite mundial, Jacqueline Silva sentiu na pele a falta de apoio ao surf feminino e chegou a pedir ajuda aos fãs para não ficar de fora das baterias do circuito do ano passado.

“Esse retorno é super importante e pode marcar o início de uma nova fase do surf feminino no Brasil. E não só para as meninas, mas para o esporte de uma maneira geral. Somente com a volta das competições é que veremos surgir novas promessas e teremos outras atletas no circuito mundial”, opinou Jacque.

Direto de Portugal, enquanto esperava as bombas do Canhão, a big rider Maya Gabeira seguiu a mesma linha de Silva. “Achei ótima a notícia. A gente precisa mesmo desse tipo de iniciativa para incentivar as meninas e termos mais representantes no mundial, como aconteceu com os meninos. Espero que dê muito certo e que surjam vários talentos para representar o Brasil também no mundial feminino”, comentou Maya.

Ex-conselheira da Abrasp (Associação Brasileira de Surf Profissional), Brigitte Mayer lamentou os anos difíceis para o surf feminino. Ao mesmo tempo, a legend comemorou a volta do circuito, exaltou Ubatuba e a família Dantas.

“Foi pelas mãos de um grande surfista, de uma família que respira surf, que teremos o primeiro evento feminino profissional em 2015. Em tempos de total abandono da categoria e de crise econômica, que vem afastando os patrocinadores, bato palmas para a iniciativa do Wiggoly e da família Dantas. Quando se tem iniciativa e amor pelo esporte a energia flui e uma ideia pode ser concretizada. Orgulho de gente que faz”, elogiou Mayer.

“O Skol Ultra Surf com certeza terá um papel primordial para o início de um novo ciclo. É importante ressaltar que eventos como este valorizam as grandes surfistas, que estavam à deriva e com grande desejo de retornar às competições, e também oferece uma oportunidade para as novas e talentosas surfistas espalhadas pelo país. Enfim, é um campeonato em Ubatuba, feito por surfistas e para surfistas. Não poderia ser melhor”, completa Brigitte.

Bicampeã brasileira de surf profissional e irmã de Guigui Dantas, Suelen Naraisa também lamentou a falta de apoio ao surf feminino nos últimos anos, tanto por patrocinadores quanto pelas associações. Segundo ela, as meninas precisam de ajuda e nossos representantes da WSL podem fazer a diferença.

“Acho que era o que precisávamos: um atleta que se comovesse com nossa situação atual. Precisamos muito da ajuda de todos para mudar essa situação e esse evento chega para mostrar aos organizadores que nossa modalidade só precisa de mais atenção. Obrigado meu irmão Wiggolly por acreditar e apoiar nossa categoria. Falo por mim e por todas as surfistas do Brasil. Vai ser um show de surf, tenho certeza”, agradeceu Naraisa.

Ubatuba sedia etapa do Circuito Brasileiro de Surf Profissional Feminino – http://ubatuba.link/gY