“Ação Jacques Costeau” restaura estátua submersa localizada na Ilha Anchieta

A estátua submersa do oceanógrafo Jacques Costeau, localizada na Praia do Leste na Ilha Anchieta, será retirada do mar nesta quinta-feira, dia 11 de maio, para passar por um processo de limpeza e restauração.

A ação é planejada pela secretaria de Turismo- Setur, com o apoio de Pedro Paulo Orabona, titular do Conselho Municipal de Turismo – CMT e integrante da Associação das Operadoras de Mergulho do Litoral Norte, que abrange as quatro cidades- Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela.

Como plano de ação, ela deverá ser retirada e conduzida para a “Praça da Baleia” ou outro lugar apropriado que ofereça segurança e condições adequadas de manutenção.

A previsão é que o monumento seja recolocado assim que o procedimento for encerrado.

“O objetivo não é só de valorizar a importância do homenageado, mas dar atenção a essa estátua como forma de destacar mais esse atrativo do município”, ressaltou o secretário municipal de Turismo, Luiz Bischof

A ação tem o apoio da secretaria municipal de Pesca e Agricultura, da secretaria municipal de Serviços de Infraestrutura Pública,  Parque Estadual da Ilha Anchieta  – PEIA, Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Norte  – APAM-LN, Associação das Operadoras de Mergulho do Litoral Norte de São Paulo – Assomelino e Marina Costa Norte.

O que será feito

O procedimento incluirá a retirada cracas e algas da estátua, além da pintura com material adequado a sua localização. Caso seja necessário, ainda será feito algum tipo de restauro devido a danos ocasionados pelo tempo. De acordo com informações da Setur, não é possível ainda fornecer mais detalhes sobre  a restauração, pois não se sabe com precisão como ela se encontra no fundo do mar.

Relembrando

Uma estátua em tamanho natural foi colocada pela Associação das Operadoras de Mergulho em 15 de novembro de 1997, como forma de homenagear o mergulhador e cientista francês, Jacques Cousteau. “Na ocasião, foram reunidos mais de 200 mergulhadores na tentativa de quebra de recorde de mergulho simultâneo. Esse local acabou se tornando um atrativo, consolidando um ponto importante para a realização de mergulho”, explicou Orabona.

A estátua encontra-se na areia, aos 9 metros de profundidade, próxima ao costão rochoso da Praia do Leste na Ilha Anchieta, ponto que agrega uma grande diversidade de vida marinha.

Quem foi Jacques-Yves Cousteau

No dia 25 de junho de 1997 morria o oceanógrafo, explorador, conservacionista, documentarista e cineasta francês Jacques-Yves Cousteau. Também conhecido como Capitão Cousteau, ele foi pioneiro na luta pela conservação marinha e era um apaixonado pelos mares.