Defesa Civil de Ubatuba divulga relatório de atuação do fim de semana

A Defesa Civil de Ubatuba realizou, no último fim de semana, diversas ações de monitoramento, vistoria e prevenção junto à população devido à ocorrência das fortes chuvas que poderiam ocasionar desmoronamentos, alagamentos e enchente em áreas de risco do município.

Entre os dias 17 e 19 de março, foram retiradas/ cortadas diversas árvores que sofreram queda e obstruíram vias, como a BR 101 e a Estrada do Monte Valério; além disso, uma ocorrência de queda de árvore acompanhada por desmoronamento de pedra na Rodovia Osvaldo Cruz também foi atendida.

A Defesa Civil ainda realizou vistorias em dois bairros: no Itamambuca, uma casa antiga com risco de queda sobre pousada e, no Itaguá,  alagamento devido à entupimento de boca de lobo  na rua Maria Augusta.

Já como parte do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), foram promovidas diversas ações de monitoramento. Na noite de sábado, 18, em locais como Rio Grande, Cachoeira dos Macacos, rio Tavares, rio da Cascata com árvore de grande porte obstruindo a passagem d’água e rio Acarau com vegetação natural obstruindo o curso.

No domingo, 19, durante o dia foi feita orientação verbal aos moradores dos bairros Pedreira, Estufa II e Sesmaria sobre os riscos, procedimentos e prevenção à saúde, pois nesses locais foram registrados vários pontos de alagamento.

Em seguida, juntamente com o prefeito Délcio Sato (PSD), vice-prefeito Jurandir Oliveira Veloso – Pelé e outros secretários, foi feita a leitura de régua para constatação de nível de águas fluviais, além de vistoria em ponto de risco de invasão em – Área de Preservação Permanente no bairro do Vale do Sol e a remoção de uma árvore que obstruía o curso do rio da Cascata.

Mais para o final da tarde, pontos de alagamento e com perigo de deslizamento de encosta foram monitorados e vistoriados no bairro Sesmaria.

“Agradeço a mobilização de todos, em especial, a Defesa Civil e as secretarias de Segurança e Infraestrutura, que não mediram esforços e atuaram de forma preventiva. Se tivermos monitoramento, os imprevistos serão menores”, enfatizou o prefeito.

O coordenador da Defesa Civil de Ubatuba, Guaraçay dos Santos, ainda ressaltou que, de acordo com o boletim meteorológico para os próximos cinco dias, as instabilidades diminuem no estado, mas o tempo ainda segue com chuvas fracas e isoladas nas regionais próximas ao litoral. Durante a semana, aos poucos, as temperaturas voltam a aumentar no Estado.

ATENÇÃO: A Defesa Civil de Ubatuba pede a colaboração de todos quanto a jogar lixo e entulho nas ruas. Com as chuvas, o escoamento da água nas ruas se torna um problema, principalmente com as bocas de lobo entupidas e o descarte irregular de lixo é um dos principais fatores que contribuem para que isso ocorra.

Defesa Civil ação (1)