Poder Executivo Municipal

Nota de Esclarecimento sobre a Feira de Artesanatos

Nota de Esclarecimento sobre a Feira de Artesanatos

Em virtude de manifestações contrárias à construção da estrutura para a Feira de Artesanatos de Ubatuba, a Prefeitura Municipal de Ubatuba esclarece que este projeto foi apresentado e aprovado pelos beneficiários em junho de 2019 e serão custeados pelos próprios comerciantes e não haverá abertura de mais vagas para instalação de novos permissionários.

Esclarece, ainda, que a nova “Feirinha Hippie” faz parte do projeto de reurbanização da avenida Iperoig. Será construída na outra extremidade, ao lado da pista de skate, atendendo orientações do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico (CONDEPAHT) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPAHN). Este projeto busca oferecer um espaço modernizado, customizado, receptivo e em total equilíbrio e harmonia com o local.

Cuidar deste setor é apoiar um importante atrativo turístico que a cidade oferece há mais de 40 anos. Tornou-se um ponto cultural, um ponto de encontro e de entretenimento, uma parada obrigatória que atrai um público sazonal em busca de lembranças genuínas de Ubatuba. Este setor produtivo é responsável por cerca de 120 famílias que vivem exclusivamente deste trabalho.

No início dos anos de 1980 os artesãos faziam a exposição dos produtos em barracas simples e usavam lampião. Conquistaram a energia elétrica facilitando a comercialização dos artesanatos e proporcionando mais segurança. Na sequência, veio a cobertura garantindo as exposições em dias de chuva, proporcionando o conforto do turista.

Nos dias atuais, a categoria dos artesãos reivindica melhores condições para o exercício de suas atividades comerciais. O fato de montar e desmontar barracas diariamente, enfrentar ventos que muitas vezes causam prejuízos e passar horas sem ter um banheiro são problemas apresentados e que pedem por uma solução definitiva.

As coisas mudam, se modernizam e se adaptam aos novos tempos oferecendo cada vez mais infraestrutura.

A obra da Feira de Artesanato conta com 1.716 m2 de área construída. Serão 120 boxes e banheiros feminino, masculino e para deficiente, construídos em alvenaria. Cada box possui 2,1 x3 m e um corredor de 2,50 m de largura. A estrutura é metálica revestida de madeira. A telha termoacústica em formato de onda conta com drenagem das águas das chuvas que serão feitas por calhas no telhado.

Tudo muito bem pensado para oferecer o melhor para o setor, para o turista, munícipes, para a valorização da própria história de Ubatuba.

Agente Administrativo
/* * VLibras */