Abolição é tema da edição de maio da Feira na Praça

“13 de maio – 131 anos de falsa abolição” é o tema da edição deste mês do evento “Feira na Praça”. Ele acontece no próximo sábado, 11, das 13 às 17 horas, na Praça 13 de Maio, no Centro. A feira é um espaço de valorização e fortalecimento das produtoras, produtores e artistas de Ubatuba, unindo agroecologia, cultura e economia solidária.

O evento é co-organizado pelo Conselho Municipal de Economia Solidária de Ubatuba, os setoriais de Artesanato e Artes Plásticas e Visuais da Fundação de Arte e Cultura (Fundart) e a Rede Agroecológica Caiçara, com o apoio da Prefeitura de Ubatuba, por meio das secretarias de Agricultura e Pesca, Assistência Social e Educação. Esta edição conta também com o apoio do Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina, da Fiocruz Fundação Oswaldo Cruz e do Fórum de Comunidades Tradicionais de Angra, Paraty e Ubatuba.

Os produtores locais que participam da feira oferecem produtos artesanais e ecológicos, brechó, culinária, mudas, frutas e hortaliças. Também são realizadas apresentações culturais, rodas de conversa e oficinas. Confira a programação cultural e de troca de saberes.

“13 de Maio – 131 anos de falsa abolição”

13h • Jongo Ô de Casa • Grupo do Quilombo da Fazenda formado por jovens da comunidade que mantêm vivas danças e músicas tradicionais, entre elas o jongo.

13h30 • Artesanato Quilombola • Oficina com Seu Alcides, do Quilombo do Camburi, sobre a arte do manejo e do trançado da taboa, base da cestaria típica.

14h30 • Vivências Negras após a “abolição” • Roda de escuta com pessoas convidadas que, através de diferentes trajetórias, recontam a história nos provocando uma reflexão quanto à comemoração do 13 de maio.

16h30 • Batucada • Roda conduzida por batuqueiras negras e negros aberta para todas e todos que queiram celebrar a luta.