Feirantes de Ubatuba se organizam para formar Empreendimento de Economia Solidária

Diversos feirantes de Ubatuba reuniram-se no sábado, 25 de novembro, na Casa do Conselho Tutelar, com o objetivo de discutir a formação de um Empreendimento de Economia Solidária (EES) para atuar na manutenção da praça BIP. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura de Ubatuba, por meio da secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SMAPA), que também esteve presente na reunião.

Segundo os participantes, entre as finalidades do empreendimento está a de promover o levantamento de demandas e prioridades, encaminhar pedidos aos departamentos competentes e oferecer parceria na busca por soluções em benefício dos feirantes e consumidores.

“O papel da secretaria é o de fomentar a formação do EES de acordo com os princípios de uma incubadora pública. Ou seja, a SMAPA irá assessorar e apoiar na criação e estruturação do empreendimento até que ele comece a caminhar por si só”, explica Márcia Araujo, coordenadora do Projeto Feira Legal na SMAPA.

“A criação desse empreendimento é fruto da vontade dos feirantes de um lado e, de outro, de uma maior aproximação e diálogo com a secretaria durante a execução do Projeto Feira Legal, que continua e tem a meta de, no próximo ano, finalizar a organização da feira na praça BIP”, acrescenta Marcia. “Há algum tempo, diversos feirantes vêm trabalhando de forma coletiva juntamente com a SMAPA para promover melhorias na praça. O empreendimento trará mais reconhecimento e organização a esse coletivo que já vem exercitando os princípios da economia solidária”, finaliza.

No final da reunião, os participantes do grupo de feirantes promoveram uma votação e definiram a agricultora e feirante Elizabeth Meirelles como responsável pela comunicação do empreendimento. Os próximos passos serão a escolha do nome e a elaboração do estatuto do empreendimento.

REUNIÃO EES