Prefeito entrega dois ranchos de pesca para comunidade do Saco da Ribeira

A comunidade de pescadores do Saco da Ribeira recebeu na última quarta-feira, 21, dois ranchos de pesca destinados a guardar redes, canoas e outros apetrechos utilizados em seus trabalhos.

Os ranchos são parte das compensações ambientais feitas pela Petrobrás à comunidade de Ubatuba como parte do PAPP (Programa de Ação Participativa para a Pesca) após a instalação de gasodutos da Base de Gás do Campo Mexilhão.

As construções foram feitas na área do Instituto Oceanográfico. A parceria permitirá fomentar pesquisas voltadas à área marinha, aliando o saber tradicional dos pescadores com o conhecimento acumulado pelos pesquisadores para fomentar a riqueza dessa área oceânica.

Como parte do mesmo acordo, já foram entregues também a nova sede da Colônia Z-10 de Pescadores, no Centro, e um carro frigorífico para transporte de pescado e a realização de curso para as mulheres de corte e costura, em Picinguaba.

No evento, o prefeito Mauricio destacou a importância da luta dos pescadores pela ocupação do território e reafirmou. “Temos compromisso com os pescadores e trabalhamos pela municipalização do píer do Saco da Ribeira para uso da pesca, dos turistas e da prestação de serviços”, disse Mauricio.

Fruto dessa contrapartida também é a formação da Associação de Pescadores do Saco da Ribeira, que fará a gestão do espaço de forma coletiva.