Prefeitura desenvolve sistema para Gestão da Pesca em Ubatuba

A Prefeitura de Ubatuba, através de uma parceria entre a Secretarias Municipais de Pesca e de Tecnologia da Informação, colocou no ar recentemente um sistema para gestão e controle estatístico do abastecimento e comercialização do Mercado de Peixe Municipal.

O sistema, batizado de WebPesca (webpesca.ubatuba.sp.gov.br), foi completamente desenvolvido pela equipe de TI da prefeitura e traz em um primeiro momento funções como cadastro e gestão de embarcações, permissionários e ajudantes, pesquisas e relatórios estatísticos diversos.

Com estes dados, será possível gerar informações e conhecimentos para desenvolvimento da área de pesca no âmbito municipal, além de acelerar significativamente a consolidação das informações do setor.

Ubatuba é o terceiro maior produtor de pescado do estado de São Paulo em quantidade e o segundo maior em relevância econômica, o que mostra a importância desta atividade para o município.

Segundo Milena Franceschinelli, diretora de Fomento à Pesca e Maricultura da Prefeitura, unir a tecnologia às raízes culturais e econômicas do município é um passo muito importante para melhoria da qualidade de vida da população, visto o impacto que a atividade pesqueira tem para o município.

Um dos resultados esperados a partir deste trabalho é o apoio à futura implantação do SIM (Serviço Municipal de Inspeção de Produtos de Origem Animal).

Este processo, cuja legislação está em fase final de análise, é um dos passos para garantir que os produtos gerados no município possam ser beneficiados e comercializados localmente, sem a presença de “atravessadores”.

O Secretário Municipal de Tecnologia da Informação, Pedro Seno, destaca que o WebPesca contribuirá e muito para que o trabalho realizado pela gestão do prefeito Maurício (PT) tenha continuidade no desenvolvimento da atividade econômica local em todas as gestões futuras de Ubatuba.