Campanha faz busca ativa de pacientes com tuberculose

Agentes de saúde, técnicos de enfermagem, médicos e enfermeiros vinculados às equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Ubatuba realizam entre os dias 6 e 20 de novembro a segunda fase da Campanha de Intensificação de busca ativa de casos de tuberculose. A primeira fase da campanha foi realizada em março de 2017.

Tosse há mais de três semanas, febre, falta de apetite, produção de catarro são algumas das características da tuberculose, doença infectocontagiosa transmitida pelo bacilo de Koch. Caso apresente alguns desses sintomas, é preciso comparecer à unidade de saúde mais próxima de sua casa. A tuberculose ataca principalmente os pulmões e todo o sistema respiratório e pode acometer também ossos, rins e outros órgãos.

A campanha de busca ativa consiste na visita e na entrevista à população usuária do sistema de saúde e outros equipamentos públicos sobre se apresentam os sintomas, principalmente a tosse. Assim, por exemplo, agentes comunitários de saúde são orientados a ir aos estabelecimentos como asilos, clínicas de repouso ou de recuperação para identificar se há pessoas com os sintomas. Já pacientes que buscam as unidades de saúde e os pronto-atendimentos (Maranduba, Ipiranguinha e Santa Casa) também serão perguntados sobre se apresentam os sintomas.

A campanha inclui ainda palestras de sensibilização como as realizadas em diferentes igrejas e na Vila dos Pescadores e o treinamento de funcionários da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Prefeitura de Ubatuba.

Mais informações podem ser obtidas junto à Vigilância Epidemiológica pelo telefone: (12) 3832-1548.