Poder Executivo Municipal

Região Sul de Ubatuba recebe castramóvel

Região Sul de Ubatuba recebe castramóvel

Pessoas que tenham cães ou gatos a castrar e que moram em bairros entre a Enseada e a divisa entre Ubatuba e Caraguatatuba podem ligar desde já para a Vigilância em Saúde para agendar a cirurgia. A previsão é de que o veículo fique até novembro na região.

O telefone da Vigilância em Saúde é (12) 3832-6810 e o atendimento ao público é feito de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas. Tenha em mãos RG e CPF do tutor do animal, número do telefone e endereço completo. O órgão conta também com a parceria de uma ONG local da Maranduba no cadastramento de animais.

Mas atenção: é preciso levar o animal a ser castrado até o castramóvel, que está instalado na Administração Regional Sul, na rua Oscar Rossin, n. 10, na Maranduba.

A Vigilância em Saúde ressalta que o trabalho feito é gratuito, nenhuma taxa ou contribuição é exigida dos munícipes já que se trata de uma política pública que visa a prevenção em saúde. Desde janeiro de 2020, já foram castrados 629 animais até o momento. Desde março até o final de maio, o programa ficou suspenso por conta da Covid-19 e foi retomado em junho.

As atividades de castração têm o objetivo de controlar zoonoses como a leishmaniose visceral, a esporeotricose e a raiva humana. Atualmente, o Programa de Castrações da Prefeitura de Ubatuba é realizado em duas frentes: por meio de clínicas cadastradas e pelo castramóvel, que atendem também animais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em alguns casos.

Os investimentos no programa de castração incluem, além do pagamento às clínicas feito por animal castrado, a remuneração de toda a equipe do CCZ, que inclui profissionais de Veterinária concursados e contratados, tratadores, funcionários de limpeza e vigilância, motorista, fiscais, auxiliar administrativo, manutenção do espaço e de equipamentos como freezer, despesas com energia, água, telefone, carro de apoio além de todos os insumos utilizados (anestesia, fios e EPIs – equipamentos de proteção individual, medicamentos). No total, são mais de meio milhão de reais investidos anualmente nessas ações.

Funcionario
/* * VLibras */