Poder Executivo Municipal

Escola implanta modelo de alimentação por self-service

Escola implanta modelo de alimentação por self-service

A EM Olga Ribas de Andrade Gil, localizada no centro, implantou um modelo de self-service da alimentação escolar na unidade. A nova dinâmica contempla os alunos do Ensino Fundamental e, também, das turmas de Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Após quase um mês de teste, a equipe de gestão escolar vem comemorando os benefícios resultantes da iniciativa, que foi implementada visando a autonomia dos estudantes, tanto de se servir como na escolha do que e quanto comer.

“Esse novo modelo está sendo um sucesso. Além da autonomia das crianças, o desperdício de comida diminuiu bastante – foi uma redução de praticamente 80%. Com o auto servimento, eles deixaram de desperdiçar os alimentos porque eles colocam aquilo que eles realmente vão comer e na quantidade certa”, explicou a gestora Nívia Frade.

Outra vantagem do sistema segundo ela, é que o momento de alimentação se tornou ainda mais atrativo, pois remete a um restaurante. “Ter a comida disposta é bonito de se ver. As crianças ficam encantadas. Além disso, os alunos do EJA também ficaram muito felizes”, acrescentou.

Ainda de acordo com a gestora, o buffet do self-service foi adquirido com recurso arrecadado em uma festividade realizada pela escola. Para deliberar sobre o investimento, foi promovida uma reunião com os pais do conselho escolar e a aprovação para a compra e implantação do novo sistema foi unânime, fortalecendo a parceria entre família e escola.

/* * VLibras */