Poder Executivo Municipal

Começa segunda etapa da vacinação contra o H1N1 em Ubatuba

Começa segunda etapa da vacinação contra o H1N1 em Ubatuba

A partir desta segunda-feira, 9 de maio, os portadores de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e asma já podem dirigir-se aos postos de saúde de Ubatuba para vacinar-se contra o vírus da gripe. O mesmo vale para os demais profissionais da área de saúde.

Conforme orienta a Organização Mundial da Saúde, a vacina protege contra os três subtipos do vírus para 2016 que são: Influenza A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B.

A vacinação contra a gripe na rede pública é aplicada a grupos prioritários: crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, gestantes, puérperas, idosos acima de 60 anos, indígenas, portadores de doenças crônicas como diabetes, asma e hipertensão e trabalhadores do setor de saúde.

Em Ubatuba, já foram vacinadas 10.137 pessoas de um total de 15.751 integrantes desses grupos. Isso corresponde a uma cobertura vacinal de 64,36%. A Vigilância Epidemiológica de Ubatuba informa que a vacinação dos demais grupos continua até o dia 20 de maio e faz um chamado em especial para as gestantes e a população indígena, cuja cobertura vacinal ainda está abaixo de 50%.

Até o momento, não há na cidade nenhum caso confirmado de H1N1.

Como se prevenir?

Para redução do risco de adquirir ou transmitir doenças respiratórias, especialmente às de grande infectividade, como vírus Influenza, orienta-se que sejam adotadas medidas gerais de prevenção, tais como:

– Frequente lavagem e higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento

– Utilizar lenço descartável para higiene nasal

– Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir

– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca

– Higienizar as mãos após tossir ou espirrar

– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas

– Manter os ambientes bem ventilados

– Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe

– Evitar aglomerações e ambientes fechados

– Utilizar álcool em gel para higienizar as mãos

 

Funcionario
/* * VLibras */