Comitê Ubatuba discute criação de praça voltada à Primeiríssima Infância

O comitê de Ubatuba do programa Primeiríssima Infância realizou reunião multisetorial na manhã de terça-feira, 8, para apresentar diversas propostas de continuidade dos esforços voltados à promoção do desenvolvimento infantil.

O encontro contou com a participação do vice-prefeito e secretário de Cidadania e Desenvolvimento Social, Jurandir de Oliveira, os secretários de Turismo, Luiz Bischof, de Saúde, Roberto Tamura, e o presidente da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), Pedro Paulo Teixeira, além de integrantes das secretarias de Habitação e Planejamento Urbano, Comunicação e Educação. Estiveram presentes também a articuladora estadual, Anna Maria Chiesa, da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal; a articuladora regional para o Litoral Norte, Simoninis Nascimento, bem como Denise Mendes Ribeiro, da Diretoria Regional de Saúde.

Uma das principais propostas discutidas na reunião foi a criação de um espaço lúdico público adequado para a Primeiríssima Infância (dos 0 aos 3 anos de idade). Para que isso se torne realidade, a equipe municipal do programa deverá pensar um programa de necessidades, que leve em conta aspectos como dimensões, texturas, acessibilidade, paisagismo, cores, exposição ao sol, chuva ou vento e equipamentos sensoriais, que estimulam o desenvolvimento cognitivo das crianças por meio do contato com diferentes superfícies.

Além da praça da Primeiríssima Infância, outras propostas apresentadas incluem a adoção do logo do programa em pontos públicos como portais e outdoors, escolas e unidades de saúde, a edição de folhetos e cartazes explicativos para trabalho com os profissionais da rede de atendimento e a população, bem como o fortalecimento da rede de apoio à infância.

Como parte de suas ações, o comitê do Programa Primeiríssima Infância realiza na próxima semana, de 13 a 19 de maio, a segunda edição da Semana do Bebê. Confira a programação completa na página da Prefeitura de Ubatuba. Para saber mais sobre as atividades do comitê municipal, visite a página: https://www.facebook.com/ubasppi/

0509-reuniao-comite-primeirissima-infancia-praca (3)