Emoção marca cerimônia de agradecimento a profissionais Mais Médicos

Expressar a gratidão aos profissionais do Programa Mais Médicos que atuam em Ubatuba e, por extensão, em todo o Brasil, foi o principal objetivo do encontro realizado na quarta-feira, 22 de junho, na Secretaria de Saúde de Ubatuba. O evento marcou também a despedida das médicas Elaine Turruellas Pedrayes e Rhode Susell Yera Pompa e do médico Ramiro Ventura Ruz Rojas, todos de Cuba, cujos contratos terminam no final do mês.

A emoção atravessou a cerimônia. A Secretária de Saúde, Creuza dos Santos, destacou a importância do programa para Ubatuba, que garante 11 profissionais para a cidade e o atendimento médico a 94% da população: “Ubatuba é um retrato do Brasil. Ainda não temos no país formação de profissionais em número suficiente e, entre aqueles que se formam, poucos estão interessados em trabalhar na medicina preventiva, com saúde da família”.

A qualidade e o tratamento igualitário, humano, sem preconceitos, tanto em relação ao paciente quanto aos integrantes das equipes de saúde, foi o principal aspecto enfatizado pela secretária: “Vocês deixaram claro para todo o Brasil que existe um jeito de fazer saúde, que independente da categoria profissional – médica, enfermagem, de agentes comunitários – essa relação com as pessoas tem que ser igual. Muito obrigada”.

“A peça fundamental na saúde são os recursos humanos, mais do que a infra-estrutura”, reforçou o prefeito Mauricio, também presente no encontro. “Temos que valorizar nossas conquistas e defendê-las. Agradeço aos profissionais do Mais Médicos por seu compromisso com a construção da saúde pública no Brasil.”

“Ao contrário do que adversários do programa diziam, recebi médicos competentes, comprometidos, responsáveis, que facilmente se adaptaram à nossa realidade e ao idioma. A cidade só ganhou com sua presença”, reforçou a doutora Deborah Pinto, responsável local pela acolhida e inserção dos médicos na rotina de trabalho. “O programa Mais Médicos é efetivo e útil. Não é possível que alguém em sã consciência seja contra um programa que trouxe mais de 18 mil médicos para o país”.

“Eu sempre trabalhei com medicina da família e tenho orgulho de supervisionar meus colegas do programa. Eu aprendi e tenho aprendido muito, é uma experiência que vou levar para sempre. São profissionais humanos altamente capacitados, conhecem a medicina, colocam a mão no paciente, conversam, entendem o paciente, fazem seu trabalho com carinho e humildade. Vocês foram um presente para a população de Ubatuba e do Brasil”, destacou Isabela Matuck, Supervisora do Programa Mais Médicos. “Como cidadã brasileira, agradeço muito o que vocês fizeram por nosso país. É inadmissível que haja profissionais que não olhem no rosto da pessoa que chega doente e é triste saber que ainda haja colegas que façam isso, mas essa realidade está mudando”.

Vários colegas das equipes de saúde de Ubatuba se sucederam nos elogios aos médicos, destacaram o compromisso dos profissionais com os pacientes atendidos e desejaram bom retorno e voltem sempre a Ubatuba.

“O programa chegou para ficar. Não vamos esquecer todas as pessoas que nos acolheram aqui. Brasil e Ubatuba vão conosco no coração”, destacou o médico Ramiro Ventura Rojas, que trabalhou por um ano no Piauí antes de vir pra Ubatuba, onde atuou na unidade do Horto.

“É uma experiência que nunca vou esquecer”, disse a doutora Rhode Susell Yera Pompa, que ficou sete meses em Ubatuba depois de ter passado dois anos em Roraima, trabalhando com o povo indígena ianomâmi.

“O mais marcante para mim no Brasil foi trabalhar no SUS, no Quilombo do Camburi, que é uma das áreas mais isoladas da cidade. A população nos aceitou de maneira muito humilde, foi muito acolhedora e agradecida pelo atendimento médico”, conta a doutora Elaine Turruellas Pedrayes. Ela era responsável pelos postos da região Norte que, além do Camburi, incluem Picinguaba e Almada. Elaine atuou um ano na Bahia antes de ser transferida a Ubatuba junto com o doutor Ramiro, com quem tem três filhos (de 16, 11 e 10 anos), que ficaram em Cuba com os avós durante os últimos três anos.

Programa em Ubatuba

Criado em 2013, o programa Mais Médicos ajudou muitos municípios a enfrentar negociações difíceis com profissionais da medicina que exigem salários muito altos e impõem muitas condições para realizar o atendimento junto às comunidades de regiões mais isoladas, de difícil acesso.

A assinatura de contrato entre a Prefeitura de Ubatuba e o programa foi uma das ações fundamentais para organizar o Sistema Único de Saúde na cidade. Atualmente, 11 dos 25 médicos que compõem as equipes de estratégia de saúde da família (ESF) de Ubatuba são vinculados ao programa.

Ainda não há retorno do Ministério da Saúde em relação ao envio de novos profissionais para substituir os três cujos contratos estão terminando.