Poder Executivo Municipal

Prefeitura de Ubatuba adere à fase vermelha do Plano São Paulo

Prefeitura de Ubatuba adere à fase vermelha do Plano São Paulo

O Comitê de Gerenciamento de Crise frente ao Covid-19 em Ubatuba recomendou a adesão da Prefeitura de Ubatuba à fase vermelha do Plano São Paulo em reunião realizada na tarde da quarta-feira, 3. A medida segue decisão do governo do Estado de São Paulo anunciada em coletiva de imprensa realizada na mesma data.

A fase vermelha entrará em vigor à 00h00 de sábado, 6 de março, e se estende até 23h59 do dia 19 de março, valendo para todos os 645 municípios do Estado. O decreto estadual número 65.545, de 3 de março de 2021, está disponível em http://diariooficial.imprensaoficial.com.br/nav_v6/index.asp?c=30213&e=20210304&p=1

Segundo a secretaria estadual de Saúde, a média estadual de ocupação de leitos de UTI COVID-19 chegou a 75,3% na última terça, sendo 76,7% na Grande São Paulo. O total de pacientes internados em estado grave chegou a 7.415 pessoas, com média diária de cem novas internações em todas as regiões de São Paulo nos últimos dez dias.

Em Ubatuba, 75 pessoas já foram a óbito em decorrência da Covid-19 e há 5.340 casos confirmados. Atualmente, há 23 pacientes internados, sendo 20 em outros municípios, dos quais 18 em UTI. O objetivo da fase vermelha é proteger as vidas e evitar o colapso da rede de assistência em saúde.

“Ubatuba é uma cidade turística que recebe viajantes de todas as regiões de São Paulo e do país. Não temos UTI permanente, apenas suporte ventilatório. Sabemos o quanto a adoção da fase vermelha impacta nossa economia local, mas temos compromisso com a vida de todas as pessoas. Na próxima quinta-feira o comitê de crise irá se reunir novamente para reavaliar o andamento da fase vermelha”, explica a prefeita Flavia Pascoal.

A recomendação é que toda a população intensifique as ações pessoais de distanciamento social, o uso de máscaras em qualquer ambiente, a higiene constante das mãos e o trabalho remoto para conter o avanço do coronavírus.

O decreto municipal com mais detalhes sobre a fase vermelha em Ubatuba será publicado em breve.

 

/* * VLibras */