Uma equipe composta por autoridades sanitárias da Vigilância em Saúde e fiscais de postura, além de agentes da Comtur, com apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, percorreu o Calçadão do Centro e ruas do entorno na manhã desta segunda-feira, 3, em uma ação de fiscalização e orientação para dialogar com munícipes sobre a importância do uso da máscara na prevenção da Covid-19.
Os fiscais também orientaram a população sobre a necessidade de evitar aglomerações e, nas filas, manter o distanciamento social de cerca de um metro e meio. Aproximadamente 100 pessoas foram abordadas sem máscara e os fiscais ofereceram o item a quem não tinha. Uma senhora que se recusou a utilizar a máscara recebeu auto de infração e foi conduzida à delegacia de polícia para a realização de termo circunstanciado.
A Prefeitura de Ubatuba lembra que a máscara é obrigatória em todos os espaços públicos e particulares de uso comum e a multa para a pessoa ou estabelecimento comercial que desrespeitar a regra varia de R$ 524 a R$ 5 mil.
Os números da Covid-19 em Ubatuba continuam crescendo. Até o domingo, 2 de agosto, o município já tinha um total de 525 casos confirmados, dos quais 21 foram a óbito. A Vigilância em Saúde reforça que a melhor forma de prevenir o contágio pela Covid-19 ainda é ficar em casa e sair apenas em caso de extrema necessidade, sempre usando máscara e garantindo a higiene frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel.
A Prefeitura lembra ainda que a areia da praia só pode ser utilizada para a prática de esportes individuais, de segunda a quinta-feira e somente para moradores.