Poder Executivo Municipal

Sala de Atendimento Oftalmológico é inaugurada no Centro de Especialidades Médicas

Sala de Atendimento Oftalmológico é inaugurada no Centro de Especialidades Médicas

Os moradores de Ubatuba já podem contar com um local apropriado para cuidar da saúde dos olhos. Foi oficialmente inaugurada na manhã deste terça-feira (24), a Sala de Atendimento Oftalmológico no Centro de Especialidades Médicas (CEM), que funciona no Postão da Rio Grande do Sul. O novo serviço gratuito de cuidados com a visão é fruto de uma parceria da Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com o Hospital de Olhos e Clínicas (HOC).

Atualmente, cerca de 1.290 pessoas aguardam na fila pelo atendimento oftalmológico em Ubatuba e a expectativa é atender cerca de 50 pessoas por dia, entre consultas e exames.

Na cerimônia de inauguração, a prefeita Flavia Pascoal falou sobre mais essa conquista para a saúde do município. “Hoje concretizamos mais uma facilidade para quem necessita de atendimento de oftalmologia e vamos acabar com o sofrimento da fila de espera. Temos enfrentado as dificuldades da saúde, batalhado por novas verbas e conseguido entregar diversas melhorias para os nossos munícipes”, ressaltou a prefeita.

O secretário de Saúde de Ubatuba, Josué Gulli, explicou que o atendimento oftalmológico é uma necessidade, pois a demora pode agravar o diagnóstico do paciente. “A demanda é grande e não podemos depender apenas de vagas em outras unidades. Acredito que quase metade da população tenha algum problema na vista e, a partir de agora, até mesmo os casos de emergência ganharão mais praticidade, conforto e dignidade”, informou Gulli, destacando ainda que o contrato com o HOC é de um ano, podendo ser prorrogado por mais 12 meses.

O representante do Hospital de Olhos e Clínicas, Dr. José Ernesto Ghedin Servidei, vice-prefeito de Caraguatatuba, lembrou que o HOC já existe há 25 anos e que é um orgulho fazer parte desse importante marco na história de Ubatuba.

A inauguração contou ainda com a presença da secretária adjunta de Saúde, Tatiana Mansur; vereador e presidente da Câmara, Eugênio Zwibelberg; diretora das Especialidades Médicas, Alessandra Regina de Souza Santos; presidente do Conselho Municipal de Saúde (Comus), Ângela Maria dos Santos Paccagnin; e demais vereadores, secretários municipais, servidores e usuários do sistema de saúde.

Ubatuba cuida bem da visão

O projeto “Ubatuba cuida bem da visão” tem agendamento realizado via Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross). O morador passa em consulta na Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência e, quando necessário, o médico faz o encaminhamento para o especialista em Oftalmologia. A equipe do CEM inclui o paciente na fila do Cross, onde na sequência o atendimento é agendado conforme as vagas disponíveis.

De acordo com a HOC, serão oferecidas consultas completas com biomicroscopia, refração e fundoscopia, para tratamentos como catarata, pterígio e retina. Entre os exames de baixa complexidade serão realizados topografia, paquimetria, ceratometria, microscopia especular, mapeamento de retina e retinografia.

/* * VLibras */