Mutirão vistoria mais de 1.000 imóveis e recolhe 2,5 toneladas de criadouros

Mais de 1.100 imóveis dos bairros Jardim Ipiranga, Vale do Sol, Alto do Ipiranguinha, Estufa II, Sesmaria e Sertão da Quina foram vistoriados em mutirão realizado pela Prefeitura de Ubatuba durante o sábado, 13 de fevereiro, Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti. Caminhões cata-trecos retiraram ainda um total de 2,5 toneladas de lixo e objetos, criadouros do mosquito.

O mutirão continuará no próximo sábado, 20 de fevereiro. Desta vez, o foco dos trabalhos serão os bairros do Taquaral, Sumidouro e Usina Velha.  O ponto de encontro para organização e distribuição das equipes será a quadra da av. Marino Elidio Vieira, localizada na entrada do Sumidouro, às 8 horas.

A ação já conta com o apoio da Cobacen – Conselho dos Bairros Centro Norte – e de outros voluntários. Como forma de estimular a colaboração da população, serão distribuídos ingressos para o trenzinho em troca de objetos que possam ser criadouros do mosquito.

O objetivo da iniciativa é reduzir ao máximo o número de criadouros e assim baixar a infestação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. As áreas escolhidas são as que apresentam maior número de notificações de casos suspeitos de dengue em 2016 ou maiores índices de infestação larvária.

A ação do dia 13 envolveu cerca de 180 pessoas de diversas secretarias, articuladas em uma Sala de Comando coordenada pela Vigilância em Saúde. Além da Secretaria de Saúde, participam da iniciativa funcionários das secretarias de Obras, Cidadania e Desenvolvimento Social, Segurança Pública, Defesa Civil, Administração, Gabinete do Prefeito, COMTUR – Companhia Municipal de Turismo e Agricultura, Pesca e Desenvolvimento, além de voluntários de associações dos bairros.

Ubatuba unida contra o Aedes aegypti: entre nessa luta

– Todo recipiente que possa acumular água deve ser eliminado ou mantido com a boca para baixo

– Ralos externos, calhas, caixas d’água, reservatório de água pluvial (chuva) e reservatório de degelo da geladeira devem ser mantidos limpos

– Em caso de suspeita da dengue, beba muito líquido. Procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa e não deixe de fazer o retorno para realização do exame laboratorial, conforme a orientação médica