Nutricionistas de Ubatuba participam de ação sobre rotulagem de alimentos

Você sabe o que come? Essa é a pergunta que um grupo de nutricionistas de Ubatuba vai colocar para os consumidores que passarem pela Feira Livre e pelo Mercado de Municipal de Peixe nas manhãs do sábado, 25, e domingo, 26, no espaço da “Tenda da Rotulagem”.

A proposta da tenda é a de interagir com a população e mostrar como ficariam as embalagens de bebidas e alimentos ultraprocessados – como biscoitos, cereais matinais e refrigerantes – caso apresentassem uma rotulagem adequada, com sinais de advertência para identificar nutrientes críticos em excesso e seus riscos à saúde.

Idealizada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e outras organizações e instituições nacionais, a tenda tem por objetivo a educação, a conscientização, a defesa dos direitos dos consumidores e a ética nas relações de consumo. A ação contribui para o aprimoramento das normas de rotulagem nutricional, de modo a facilitar a compreensão do consumidor sobre a composição dos produtos alimentares.

Em Ubatuba, a Tenda da Rotulagem marcará a comemoração ao dia do Nutricionista, celebrado em 31 de agosto. A iniciativa parte de um grupo de nutricionistas que atua na cidade, formado por Camila Camilo dos Santos e Luisa Vilas Boas Cardoso (autônomas); Marcela Eduarda dos Santos, que atua na merenda escolar municipal junto a uma empresa terceirizada;  Laís Kuaye e Luciana Pereira Rocha da Silva,  do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), da secretaria municipal de Saúde, e de Laura da Costa Silva,  professora do curso técnico em Nutrição, da ETEC/Centro Paula Souza.

Tenda da Rotulagem

Sábado, 25 de agosto – Feira Livre da praça BIP (próxima ao Trevo do Caiçara), das 8 horas às 13 horas

Domingo, 26 de agosto – Mercado Municipal de Peixe, na Ilha dos Pescadores, Centro, das 8 horas às 12 horas.

Para saber mais, acesse: https://idec.org.br/campanha/rotulagem

0822-tenda-rotulagem-convite