Atrações diversificadas marcam abertura da VII Semana de Educação Infantil de Ubatuba

Com o tema “o cuidar, o afeto e o educar na Educação Infantil”, a secretaria de Educação de Ubatuba promove a VII Semana de Educação Infantil do município, de 20 a 24 de agosto. A abertura aconteceu na noite da última segunda-feira, 20, no Teatro Municipal, e contou com uma programação diversificada.

Além do cerimonial, os presentes puderam conferir apresentações culturais, como recepção musical com Ekontrio, exibição da Experimental de Dança, e também, uma palestra sobre marcos do desenvolvimento emocional infantil, com a psiquiatra infantil Marcela Pellegrino Rodrigues.

O objetivo da VII Semana da Educação Infantil é destacar a importância da primeira etapa da Educação Básica, que tem como fim o desenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade, tanto em seu aspecto físico, como psicológico, intelectual e social.

“A semana nacional visa proporcionar uma reflexão coletiva sobre a necessidade de garantir às crianças o afeto, cuidado e proteção para desenvolver a educação e o aprendizado, valorizando o trabalho de cada profissional, que permite que elas tenham uma infância feliz em um ambiente educativo e divertido”, destacou a chefe da Sessão de Educação Infantil, Luciana Gaspar.

A cerimônia

Durante a abertura, a equipe organizadora fez questão de destacar a importância da Educação Infantil, pois é o período em que a criança convive com o primeiro núcleo de pessoas além da família. O ambiente escolar não se restringe mais a cuidados básicos e de higiene, mas sim, educar e cuidar, proporcionando o aprendizado criando laços afetivos

“Será uma semana rica em possibilidades de interação e aprendizagem das crianças atendidas nas unidades escolares de Educação Infantil, além de formações direcionadas aos gestores, professores, agentes educacionais e pais”, explicou a secretária de Educação, Carminha Benício.

“No decorrer da semana, vamos vivenciar diversas atividades lúdicas e recreativas em nossas 21 unidades – que não serão pontuais, pois sabemos que nada disso aconteceria se não fosse o trabalho de vocês”, acrescentou.

O prefeito Délcio Sato não pôde estar presente, mas enviou um comunicado parabenizando pela realização da iniciativa. “sabemos que não é novidade dizer que essas crianças são o nosso futuro. Por isso, quanto mais cedo proporcionarmos uma visão de mundo ampliada e um conhecimento variado, que pode ser transmitido com diversos recursos e novas estratégias, contribuiremos com a formação do caráter e personalidade de cidadãos mais conscientes e com poder efetivo para transformar a realidade em que vivem. Não podemos jamais nos esquecer da função de instruir nossas crianças. Costumo dizer que não governo pensando nas próximas eleições, mas sim nas gerações futuras”, consta em um trecho.

Representando Sato, o vice-prefeito Jurandir de Oliveira Veloso “Pelé” prestigiou a abertuta e também agradeceu a presença de todos,  oferecendo uma salva de palmas aos profissionais que atuam com a Educação infantil no município como uma maneira de reconhecer os esforços com foco em cuidar dos pequenos do município nas unidades – locais onde o criar e o educar estão unidos pelo afeto.

Mais sobre a Semana

A Semana da Educação Infantil foi instituída pela Lei Federal 12.602 de 3 de abril de 2012 e acontece em homenagem à doutora Zilda Arns. Um dos pontos altos da programação será o 1º Encontro de Promoção do Aleitamento Materno, uma ação conjunta entre as Secretarias da Educação, Saúde e Assistência Social com o objetivo de incentivar o aleitamento materno. A Secretaria de Educação solicitou aos diretores que atendem os Berçários I e II, que criem junto com os pais e as equipes de sala um espaço destinado para o “Cantinho da Amamentação”, incentivando assim a amamentação até os dois anos de idade.