1º Encontro de Formação “Brincando eu aprendo, me desenvolvo e crio vínculos” reúne 195 profissionais da educação

Um total de 195 profissionais da educação, entre diretores, coordenadores, professores e agentes educacionais de creche, compareceram ao Teatro Municipal no final da tarde da última sexta-feira, 17, para o 1º Encontro de Formação “Brincando eu aprendo, me desenvolvo e crio vínculos”.

A capacitação teve como objetivo apresentar os novos materiais pedagógicos que foram selecionados para contribuir com o desenvolvimento das crianças que integram as turmas de berçário I e II da rede municipal de ensino, orientando sobre as possibilidades de uso e exploração desses materiais para que eles possam desenvolver suas habilidades motoras, cognitivas, sociais e afetivas. A orientação foi feita pela terapeuta ocupacional Estela Marcondes e pela psicopedagoga Flávia Pereira Varallo.

A ocasião também permitiu que a equipe da secretaria pudesse colher sugestões de novos temas que sejam relevantes para o trabalho nas unidades.

A secretaria de Educação comemorou a retomada dos encontros de formação, considerados importantes para compartilhar e replicar práticas exitosas as crianças.

“O brincar é algo que faz parte da criança. É ao brincar que a criança consegue expressar seus sentimentos mais verdadeiros, e aprendizagens que só ali, naquele momento, somos capazes, como educadores, de perceber e analisar. Quando brinca, a criança torna reais os seus sonhos e revive experiências do seu dia a dia – o que a torna capaz de buscar conhecimento a respeito do mundo e de si própria”, explicou a secretária da pasta, Carminha Benício.