GCM de Ubatuba participa de audiência pública na Câmara de Angra dos Reis

Com o objetivo de contribuir com sua experiência, a Guarda Civil Municipal de Ubatuba – GCM foi convidada a participar de uma audiência pública na Câmara Municipal de Angra dos Reis que abordou questões de segurança do município e da possibilidade da formação de uma guarda municipal armada.

O encontro aconteceu na última quinta-feira, 23, e a ideia da participação da GCM surgiu a partir do Conexidades, ocasião em que o presidente da Câmara de Angra esteve junto com o vereador Sargento Thimoteo em Ubatuba e observaram o funcionamento da corporação ubatubense.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social de Ubatuba, Major Rubens Martins Franco Junior, o comandante da GCM de Ubatuba, Almir Rogério Feliciano de Moura e o sub- comandante Alves, também da GCM, representaram a cidade na audiência.

O comandante Almir destacou que a Guarda de Ubatuba é referência em documentação, estatuto, plano de carreira – tudo de acordo com as Leis Federais, e que, por isso, cedeu todo o modelo de documentação e instruções para que haja a implantação desses moldes na Guarda de Angra – caso sua criação seja aprovada.

“Pude enfatizar, durante a minha fala, o funcionamento da Guarda, os serviços e o regimento disciplinar forte, porque o guarda não é um funcionário comum, pois a segurança da cidade depende da sua atuação”, disse o comandante. Ele ainda comentou sobre todo o treinamento que é necessário para capacitar o efetivo, que direciona um total de 473 horas se a Guarda não for armada, 573 horas se for armada e 773 horas se exercer papel como agente de transito.

O vereador autor do convite destacou que os problemas com a segurança não são uma novidade em Angra e reforçou a importância de uma guarda municipal armada no município. “Isso vai trazer mais segurança e mais tranquilidade para a nossa população que se sente tão insegura. A Polícia Militar faz o seu trabalho, mas o complemento da Guarda será muito importante”, afirmou.

“Está na hora de buscarmos esse recurso e montarmos a guarda armada, até porque, o secretário de Segurança do RJ, general Richard Fernandez Nunes, esteve em angra e fez essa reivindicação ao prefeito, salientando a necessidade da medida”, concluiu o parlamentar.