Poder Executivo

Saúde reforça a importância da campanha de vacinação contra a poliomielite

Saúde reforça a importância da campanha de vacinação contra a poliomielite

Crianças de 1 a menores de 5 anos precisam receber a vacinação contra a poliomielite disponível na campanha nacional oferecida pelo Ministério da Saúde até o próximo dia 9 de setembro. A poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus e que pode provocar paralisia ou deixar sequelas relacionadas principalmente à coordenação motora.

A vacinação é a forma mais eficiente de prevenção contra a pólio e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde de Ubatuba, conforme calendário vacinal disponível no site: www.ubatuba.sp.gov.br.

Em 15 dias de vacinação, a baixa procura pela campanha tem preocupado as equipes de saúde do município, pois existe o risco de retorno da poliomielite no país. A cobertura vacinal contra a pólio em Ubatuba está em apenas 5,3% de um total de 5.282 crianças que devem receber a vacinação, com idade até 4 anos, 11 meses e 29 dias.

A Secretaria de Saúde reforça a importância dos responsáveis pelas crianças buscarem o quanto antes a vacinação, a fim de ampliar as coberturas vacinais infantis na cidade. Além de aumentar a proteção das crianças contra diversas doenças, participar das campanhas de vacinação são exigências nacionais para a participação em projetos sociais, educacionais, entre outros.

Multivacinação

Junto à campanha da poliomielite, também acontece a multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos. O objetivo é atualizar a Caderneta de Vacinação dos não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos.

/* * VLibras */