Poder Executivo Municipal

Secretaria de Saúde realiza ações em torno ao Dia Mundial de Combate ao Diabetes

Secretaria de Saúde realiza ações em torno ao Dia Mundial de Combate ao Diabetes

Nesta quarta-feira, 14 de novembro, equipes da secretaria de Saúde de Ubatuba realizaram no Calçadão do Centro uma série de atividades que marcam o Dia Mundial de Combate ao Diabetes. Além de testes rápidos de glicemia, foram dadas orientações sobre prevenção à doença, alimentação e hábitos saudáveis.

Foram mais de 300 atendimentos realizados somente no período da manhã até às 13h. “Alguns pacientes com valor bem alterado foram encaminhados para a Santa Casa e outros que estavam um pouco alterado foram encaminhados para a unidade de saúde para manter uma vigilância. E outros apenas orientação sobre hábitos saudáveis. Também foi feita uma aula de zumba”, explica Estela Miragaya, coordenadora da Atenção Básica. Todas as orientações foram acompanhadas pela médica Renata Cambui Accurso, coordenadora do Programa de Saúde da Família de Ubatuba.

Miragaya informa que, durante o mês, também está disponível em todas as unidades de saúde de Ubatuba o teste de glicemia capilar. Para realiza-lo, basta comparecer à unidade, preferencialmente, em jejum. O teste é gratuito e não há necessidade de agendamento prévio.

Atualmente, a diabetes é a mais comum das doenças não transmissíveis. Atinge cerca de 415 milhões de pessoas em todo o mundo e continua a aumentar em todos os países.

A doença é silenciosa é perigosa, sendo responsável por complicações como doenças cardiovasculares (infarto), insuficiência renal crônica e amputações dos membros inferiores.

Alguns dos sintomas do diabetes são sede, boca seca, vontade intensa de urinar, formigamento nas mãos e pés, visão turva, fome exagerada, coceira intensa, emagrecimento rápido ou obesidade.

A prevenção consiste em manter uma alimentação saudável, com alimentos da natureza (frutas, legumes e vegetais), sem produtos industrializados, e realizar atividades físicas regulamentares (caminhada, ginástica, dança, ciclismo).

Funcionario
/* * VLibras */