Unidade Básica de Saúde do Ipiranguinha recebe manutenção e novos equipamentos

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Ipiranguinha passa por manutenção desde segunda-feira (15), sem interrupção do atendimento ao público.

A Unidade atende uma população de cerca de 30 mil habitantes dos bairros entre o Pé da Serra e Mato Dentro.

A maior parte dos trabalhos acontece no período noturno, após o expediente, como, por exemplo, a manutenção dos equipamentos, mobiliários e pintura interna.

Por serem ações que não atrapalham as atividades da UBS, a pintura externa, limpeza de terreno e jardinagem são feitas durante o dia.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, as três equipes que atuam no Posto contam com um médico, um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem.

A UBS do Ipiranguinha conta também com equipes de PSF – Posto de Saúde da Família, Pronto Atendimento, laboratório que atende cerca de 50 pacientes todos os dias, aparelho de eletrocardiograma, farmácia e Centro Odontológico, com dois dentistas.

Além disso, a Unidade, como todos os outros Postos de Saúde da cidade, recebeu novos equipamentos adquiridos através de recursos de emendas do ano passado.

A UBS foi beneficiada com cinco cadeiras de roda, oito autoclaves (esterilizadores) modernos e duas cadeiras odontológicas.

Os três médicos da Unidade são cubanos: dra Yaina, dra. Yunetcy e dr. Ramiro.

Graziela Dias da Silva, agente administrativa concursada, trabalha há 15 anos no Posto. Segundo ela, os pacientes gostam muito dos médicos. “Eles são muito dedicados, o atendimento é extremamente atencioso. O povo os adora”, conta Graziela.

A agente, que está ansiosa para receber os uniformes que devem chegar na próxima semana, se mostra muito orgulhosa do trabalha que realiza.

“Eu sou conhecida como a Graziela do Posto. Adoro o meu trabalho e não abro mão do emblema da Prefeitura”, finaliza.

Ainda de acordo com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, todos os outros postos de Saúde da cidade vão passar pelo mesmo tipo de procedimento nos próximos meses.