Defesa Civil de Ubatuba tem atuação frequente nos primeiros dias do ano

A Defesa Civil de Ubatuba vem trabalhando constantemente desde o primeiro dia do ano para atender à população. Devido à ocorrência de chuvas e fortes ventos nos últimos dias, diversas demandas surgiram em todo o território do município e foram supridas pela equipe coordenada por Guaraçay Santos.

Em algumas demandas, a atuação é conjunta com a secretaria de Serviços de Infraestrutura Pública. A Defesa Civil faz a retirada e o corte das árvores que apresentam risco e a equipe de Infraestrutura é responsável pelo recolhimento dos galhos e limpeza do local.

Equipe e trabalho

Atualmente a equipe conta com 10 homens: um coordenador, um administrativo e 8 pessoas do operacional que se alternam em uma escala de 24X48, com plantão de alerta. Todos os funcionários que manejam a motosserra possuem licença para operar o equipamento.

Para o cidadão que deseja solicitar a atuação da Defesa Civil em alguma ocorrência, basta entrar em contato pelo telefone 199 – plantão 24 horas (em caso de perigo iminente) ou pelo telefone (12) 3832-6604.

O procedimento correto para auxiliar o atendimento é identificar e relatar o problema a fim de acionar a equipe com equipamento específico necessário para o caso.

Atualmente, o foco da atuação está em unir forças policiais em apoio à Defesa Civil para desempenhar uma melhor função. “Hoje temos a mão de obra que gosta do que faz, porém enfrentamos dificuldade com os materiais. Outra questão é referente à alimentação dos trabalhadores. Durante a temporada, conseguimos negociar e realizar nossas refeições junto à Polícia Militar, porém, o objetivo é reativar o nosso refeitório. Queremos uma equipe bem alimentada, bem estruturada e com material”, afirma Guaraçay.

Novidades em processo de implantação

Com o objetivo de melhorar os serviços de atendimento à população pela Defesa Civil, a equipe iniciou uma pesquisa de satisfação do cliente. Após a ação da equipe na referida ocorrência, um funcionário do órgão entra em contato com o solicitante para verificar a qualidade do atendimento e se há alguma sugestão.

Além disso, o coordenador faz questão de valorizar os funcionários e salienta que, para cada operação desenvolvida pela equipe, é feita uma reunião de avaliação e análise da atuação e dos pontos que podem ser melhorados.

Santos ainda tem um projeto para elaborar um controle com base na estatística de ocorrências executadas pela Defesa Civil.

Balanço da atuação na primeira semana do ano

02/01

Retirada de galho de árvore (amendoeira de porte médio) que caiu em cerca elétrica no Perequê-Açu (Usina Velha). Remoção de árvore que afetou um telhado de residência no Tenório.

03/01

Retirada de árvore de grande porte que caiu interrompendo via pública (em 02 de janeiro). Defesa Civil fez a retirada no dia 03. A árvore atingiu a fiação da rede elétrica e de telefonia no bairro Ressaca. Retirada de uma palmeira plantada no interior de uma residência da região central da cidade que caiu devido a fortes ventos e chuva.

05/01

Retirada de árvore que caiu no Itaguá e também  de uma árvore caída (condenada por fungos) que causou interrupção de via pública no Lázaro. Na rua Maria Vitória Jean, no centro, retirada de uma árvore. A queda atingiu um carro e uma moto, sem danos. Retirada de árvore caída na BR 101 KM 42 – vegetação da espécie canivetinho obstruiu a passagem. Na região central da cidade, retirada de queda de árvore que atingiu telhado de residência na rua Maranhão.

Tipos de ocorrência que a Defesa Civil atende:

Queda e corte de árvore; queda de barreira; desastres ambientais; retirada de abelhas (em caso de enxame); atendimento em caso de incêndio, alagamento, desmoronamento; apoio ao Corpo de Bombeiros e às Polícias Rodoviária Federal e Estadual.