Guarda Civil Municipal de Ubatuba passa a integrar programa Vizinhança Solidária

Na noite da última sexta-feira, 27, a Câmara Municipal sediou a apresentação e integração da Guarda Civil Municipal de Ubatuba no programa Vizinhança Solidária da Polícia Militar, considerada uma das ferramentas mais eficientes de polícia comunitária voltada para a mobilização social em prol do fortalecimento da cultura de paz.

Estiveram presentes o prefeito de Ubatuba, Délcio Sato (PSD), o vice-prefeito, e também tutor de um dos núcleos do programa, Jurandir de Oliveira Veloso “Pelé”, O coordenador operacional do 20º BPMI, Major PM Alexandre, o  comandante da 3ª Cia do 20º BPMI, Capitão PM Robert Scott, o presidente do Conselho de Segurança (Conseg) de Ubatuba, Fábio Isnard, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Major Rubens Martins Franco Jr, o comandante da Guarda Civil Municipal de Ubatuba (GCM), Almir Rogério Feliciano de Moura, além do presidente da Associação Comercial e Industrial de Ubatuba (Aciu), Márcio Maciel e dos tutores do programa nos bairros.

No início da solenidade, o capitão Scott fez uma explicação sobre o funcionamento do Vizinhança Solidária e comentou quais são os bairros que integram a iniciativa no município.

O programa é resultado da parceria da Polícia Militar com a comunidade e tem como principal objetivo promover a integração das pessoas na sociedade, a preocupação mútua e a sensação de pertencimento, pois ninguém está sozinho e, como consequência, tem-se a minimização das aflições, melhora da sensação de segurança e redução real e matemática da criminalidade.

O comandante da GCM, Almir Rogério Feliciano de Moura, disse estar lisonjeado e agradeceu a oportunidade de fazer parte da ação.  Em suas palavras, o secretário da pasta, major Franco, ressaltou que a participação da Guarda Municipal de Ubatuba no Programa de Vizinhança Solidária será de vital importância para aumentar ainda mais a segurança no município e comentou sobre diversas ações que vem sido realizadas também em prol desse objetivo.

“Para integrar a Guarda Municipal no Programa de Ubatuba no programa Vizinhança Solidária, a Prefeitura está adquirindo três novos veículos tipo SUV, já equipados com rádio, giroflex e grafismo, com licitação marcada para a primeira quinzena de agosto, em valor estimado de quase R$400 mil, tendo, ainda aberto processo licitatório para a aquisição de armamento moderno para a Guarda Municipal, em andamento”, destacou Franco.

O secretário também comentou que, mediante determinação do prefeito, a secretaria deverá tomar todas as providências necessárias para efetuar convênio com o Estado, permitindo que o município auxilie na manutenção de viaturas da Polícia Militar, auxiliando ainda mais a termos mais viaturas patrulhando e garantindo a segurança em nosso município. Lembrou, ainda, que a GCM Ubatuba está participando de um curso de atualização profissional, em parceria com a Polícia Militar, pois é fundamental que a força de segurança esteja bem preparada para enfrentar a criminalidade.

“Outra importante ação desenvolvida pela Prefeitura de Ubatuba foi a assinatura, por parte do prefeito Sato, de convênio com o Estado para a implantação da Atividade Delegada em nosso município, na qual os policiais militares de folga desenvolverão trabalho remunerado, aumentando ainda mais o efetivo de policiais no patrulhamento em nossa cidade, para garantir a segurança de nossos munícipes e turistas”, complementou.

Sato agradeceu e cumprimentou a todos pela iniciativa, reforçando a atuação conjunta das forças policiais no município. “Reconhecemos todo empenho e integração das forças policiais, que vem fazendo com que a cidade se destaque. Mesmo com poucos recursos, porém, utilizando a criatividade, estamos avançando. Essa iniciativa vem somar ainda mais com a segurança de Ubatuba e estamos, também, buscando uma serie de outras medidas que contribuam para que sejamos um local cada vez melhor para viver e visitar”, frisou o prefeito.

Ao final, foi assinado o Protocolo de Intenções, que formalizou a parceria no programa.

Vizinhança Solidária (2) Vizinhança Solidária (3)  Vizinhança Solidária (5)Vizinhança Solidária (4)

Vizinhança Solidária (1)

Dados

O trabalho integrado de Ubatuba com as forças de segurança do município, resultou no 27º lugar do ranking das cidades mais seguras do Brasil, em 2017. O ranking foi elaborado pela empresa Urban Systems Brasil e lista as 50 cidades mais seguras do país, baseando-se em seis indicadores, ou seja, taxa de homicídios, acidentes de trânsito, monitoramento de áreas de risco, iluminação pública, despesas com segurança, além do efetivo de agentes de segurança e de trânsito. No Estado de São Paulo, Ubatuba ocupa a 13ª posição como a cidade mais segura, ficando em 1º lugar, no litoral norte.

Major Franco ressaltou que a boa classificação de Ubatuba no ranking é resultado da integração entre as forças policiais de nosso município, que realizam um trabalho sintonizado, destacando também a importância do Conselho de Segurança (CONSEG), que é bem atuante no município.

Nucleos programa Vizinhança Solidaria compartilhados com a GCM

Região Norte: Perequê-Açú, Ressaca;

Região Oeste: Jd. Carolina, Jd. Samambaia, Horto;

Região Central: Silop, Itaguá, R. 09 de julho, Praia do Tenório, Praia Vermelha e Ponta Grossa;

Região Sul: Praia das Toninhas.

Nucleos do programa Vizinhança Solidaria – geral

Praia da Almada;