Prefeitura fortalece e moderniza Guarda Municipal

Com a comemoração dos 21 anos da Guarda Civil Municipal de Ubatuba neste mês de maio, a equipe da Secretaria de Comunicação social produziu um levantamento para analisar as melhorias conquistadas pela corporação e as ações ainda em andamento desde 2013.

Secretário de Segurança e Defesa Social, Rubens Martins Franco destacou a política de fortalecimento da GCM nos últimos três anos.

“Foram importantes ações desenvolvidas pela atual administração. Todas no sentido de fortalecer e equipar a Guarda Municipal. A finalidade é proporcionar mais segurança em nossa cidade”, enfatizou Franco.

Carlos Augusto Santos, comandante da Guarda Civil, celebrou as melhorias da sede. “Nossa sede foi praticamente toda reformada. Fizemos a calçada e estamos aguardando para asfaltar o pátio. Conseguimos colocar ar condicionado em todas as salas para o pessoal que fica lá, da administração e do plantão”, comemorou.

Já o subcomandante Osieo Hecher ressalta os ganhos em equipamentos e estrutura. “Foi com certeza a gestão que mais fez pela GCM de Ubatuba e em todos os sentidos. Desde carros novos e motos novas, até uniformes adequados, modernização de equipamentos e reforma da sede”, informa Osieo.

“O pessoal (efetivo) tirou até foto do celular e postou nas redes sociais dizendo ‘agora dá vontade de trabalhar’”, acrescentou e finalizou o comandante Carlos Augusto.

Confira abaixo a lista completa de melhorias da GCM desde 2013

– Acesso à Infoseg – proporcionando acesso a dados de pessoas e veículos;

–  Aprovação do Novo estatuto da GCMU, proporcionando reestruturação da carreira e adequação ao valor de referência;

– Auxílio ao término da construção da sede da Guarda: plantão, administração, sala de instruções, sala do comando, vestiários (feminino e masculino), construção do muro e sala de videomonitoramento;

– Reestruturação do telefone 153, propiciando ligações gratuitas de todas as operadoras;

– Implantação de talões eletrônicos de fiscalização de infrações de trânsito;

– Assinatura do termo de intenções de Consórcio entre Guardas Municipais do vale do Paraíba e Litoral Norte;

–  Atribuição de competência municipal para fiscalização de posturas;

– Aquisição de: aparelhos de ar-condicionado, computadores, rádios digitais, coletes balísticos, capacetes, uniformes, três viaturas 0 km, quatro motocicletas 0 Km.

Além dessa, estão em andamento:

– Convênio com a Marinha do Brasil para a fiscalização das atividades náuticas (confira mais em)

– Aquisição de uma viatura tipo SUV;

– Aquisição de novos uniformes;

– Aquisição de câmeras inteligentes de monitoramento (são colocadas junto aos radares e capazes de identificar se o veículo é roubado ou não).

GCM 21 Anos

A Guarda Civil Municipal de Ubatuba comemora seus 21 anos com uma solenidade na terça-feira, 31 de maio, às 9 horas, em sua sede no Perequê-Açu.

Para acertar os últimos detalhes do planejamento, a equipe da Secretaria de Segurança se reuniu com o comando e alguns integrantes da Guarda na manhã desta segunda-feira, 16 de maio.

Confira mais detalhes sobre o evento em nossas próximas reportagens.